Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Viamão: ajuizada ação contra vereadores por nepotismo

    A Promotoria de Justiça Cível de Viamão ajuizou, nesta quinta-feira, 22, uma ação civil pública de responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa contra os vereadores Ederson Machado dos Santos e Eda Regina da Silva Giendruczak, bem como contra o companheiro de Eda, o advoga Alexandre Luiz Maezca de Godoy. Eles são acusados da prática de nepotismo, em virtude da nomeação de Alexandre de Godoy como Procurador-Geral da Câmara de Vereadores. Como medida liminar em caráter de urgência, a ação pede o bloqueio dos bens dos três, para garantir o ressarcimento do dano causado ao patrimônio público.

    A ação, assinada pela Promotora de Justiça Mari Oni Santos da Silva, pede a condenação dos réus à suspensão de seus direitos políticos por cinco anos, bem como a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos e, ainda, o pagamento de multa civil de 80 vezes o valor da remuneração recebida por cada um.

    Alexandre de Godoy foi nomeado Procurador-Geral da Câmara de Vereadores em janeiro de 2015 pelo então Presidente da Casa, Ederson Machado dos Santos. O MP expediu recomendação para que o Presidente o exonerasse, frente ilegalidade do ato que o nomeou. No entanto, Ederson Machado alegou ausência de atentado à Súmula Vinculante 13 do STF, que proíbe o nepotismo, e informou que o servidor não seria exonerado.

    A ilegalidade na nomeação de Alexandre Luiz perdurou por aproximadamente meio ano. A união entre o Advogado e a Vereadora era conhecida, especialmente no meio político, uma vez que Alexandre, antes mesmo da nomeação como servidor municipal, era frequentador assíduo das sessões legislativas.





    Agência de Notícias
    imprensa@mprs.mp.br
    (51) 3295-1820

    • Publicações7317
    • Seguidores47
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/viamao-ajuizada-acao-contra-vereadores-por-nepotismo/387733058

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)