Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Vianey Bringel quer instituir programa de apoio a portadores de esclerose múltipla

    Tramita nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa e deve ser apreciado antes do recesso parlamentar que começa no dia 23 de dezembro, o projeto de lei da deputada Vianey Bringel (PMDB), instituindo, no âmbito do Estado do Maranhão, o Programa de Apoio aos Portadores de Esclerose Múltipla.

    A deputada Vianey Bringel esclarece que projeto de lei objetiva, sobretudo, dar suporte na formulação de um programa de apoio aos portadores de esclerose múltipla, aos seus familiares, assim como informar a população, de modo geral, através de ações sobre essa moléstia para que se crie uma consciência social sobre a doença.

    A parlamentar informa que uma vez aprovado, o programa se insere numa perspectiva de política pública de saúde, que considere a grave doença, propondo, entre outras medidas, a garantia de diagnóstico e tratamento, o fornecimento gratuito e ininterrupto de remédios, e a organização de um sistema de capacitação de profissionais para tratar a moléstia.

    Pela proposta, o programa será desenvolvido na rede pública de saúde, com apoio de especialistas e de representantes de associações de portadores de esclerose múltipla e de familiares de portadores, e terá como objetivo, principalmente, promover o exame para o diagnóstico e o tratamento da doença, o mais precoce possível.

    O programa deverá, também, desenvolver um sistema de informações e de acompanhamento dos que tenham diagnóstico da doença ou que apresentem sintomas, inclusive, com a elaboração de um cadastro específico, e organização de um sistema de capacitação de profissionais de saúde, por meio de cursos, treinamentos, seminários e estágios visando melhorar o tratamento.

    O projeto de Vianey Bringel sugere ainda a otimização das relações entre as áreas médicas públicas e privadas, de modo a possibilitar a mais ampla troca de informações, inclusive, dos profissionais de saúde entre si e com os pacientes, estimular a pesquisa sobre a esclerose múltipla, e criar um banco de dados completo com todas as informações sobre a doença degenerativa.

    A DOENÇA

    A esclerose múltipla é uma doença degenerativa progressiva do sistema nervoso central, autoimune, que ocorre quando há formação de anticorpos que destroem tecidos do sistema nervoso.

    A grave moléstia degenerativa caracteriza-se por lesões da bainha da mielina, uma membrana que recobre o axônio, que é parte do neurônio (célula nervosa) responsável pela condução dos impulsos elétricos do cérebro.

    Tais lesões causam alterações neurológicas chamadas de surtos, deficiência visual, falta de coordenação motora, alterações sensíveis e incontinência urinária são alguns dos sintomas apresentados pelos portadores da doença.

    Em muitas ocasiões os portadores da esclerose múltipla e seus familiares, particularmente os de menores rendas, ressentem-se de informações sobre a doença, e apoio institucional público para o tratamento e acompanhamento.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vianey-bringel-quer-instituir-programa-de-apoio-a-portadores-de-esclerose-multipla/100179645

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)