Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vigilância Móvel para Flagrar Irregularidades Trabalhistas.

    MPT lança aplicativo de celular para flagrar irregularidades trabalhistas

    Publicado por Giovanni Pedrotti
    há 9 anos

    O Ministério Público do Trabalho acaba de lançar um aplicativo de celular para melhorar a captação de flagrantes de irregularidades prejudiciais a direitos difusos e coletivos de trabalhadores. Trata-se do "MPT Pardal", já disponível para a plataforma Android. Em breve, também será lançada versão para iOS (sistema da Apple) e para outros sistemas operacionais.

    O envio da denúncia ao Ministério Público do Trabalho via celular garante o sigilo do denunciante e a automática autuação de processo eletrônico de investigação na instituição, em qualquer das suas 125 unidades espalhadas pelo Brasil. O desenvolvimento da ferramenta se baseia em tecnologia desenvolvida no próprio MPT.

    A ideia é a de fortalecer a integração com órgãos públicos parceiros como as polícias, o Ministério do Trabalho e Emprego e outros agentes responsáveis pela constatação direta ou indireta de irregularidades que prejudiquem os trabalhadores de um ponto de vista coletivo, sobretudo em temas sensíveis como o trabalho infantil, trabalho escravo e riscos ao meio ambiente laboral.

    O "MPT Pardal" requer que uma imagem, vídeo ou som sejam enviados, acompanhados da descrição da irregularidade. Entre as principais vantagens da ferramenta, destacam-se a coleta imediata de provas que acompanhem a própria denúncia e o georreferenciamento de todos os casos.

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) é a primeira a utilizar a aplicação móvel em caráter experimental. O objetivo é agilizar e fortalecer, com provas visuais, a constatação de irregulares trabalhistas graves com as comumente encontradas por policiais rodoviários federais em seu dia a dia, como exploração sexual comercial de menores de 18 anos, trabalho escravo e transporte irregular de trabalhadores em estradas. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPT-RS.

    Revista Consultor Jurídico, 26 de junho de 2015, 14h36

    • Sobre o autorEspecialista em Direito do Trabalho e atuante no Direito Civil.
    • Publicações9
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vigilancia-movel-para-flagrar-irregularidades-trabalhistas/202456302

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)