Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Voluntários participam da 1ª noite do Curso Preparatório para Apadrinhamento

    Com bastante procura, teve início na noite desta quarta-feira (10) o Curso Preparatório para Apadrinhamento do Projeto Padrinho. Com transmissão para as comarcas de Bataguassu e Chapadão do Sul, o curso se estende ainda hoje (11) e amanhã (12), às 19 horas, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande.

    A abertura do curso foi feita pela juíza da Infância, Juventude e do Idoso e coordenadora da Infância e Juventude de MS, Katy Braun do Prado, que explicou que o Projeto Padrinho busca nesta capacitação novos padrinhos, sobretudo na modalidade de apadrinhamento afetivo. A magistrada explanou que o padrinho afetivo é alguém que leva às crianças acolhidas o afeto, carinho e preocupação de alguém que se importa com eles, um papel primordial da família, mas que, na situação de acolhimento em instituições, por mais primoroso que seja feito o cuidado, não há uma personalização do atendimento, do afeto e de todo o cuidado que possa substituir a figura de uma mãe, pai, avós ou tios.

    A juíza falou também do comprometimento de quem deseja apadrinhar alguém, diante da importância que as crianças e adolescentes acolhidos dão para esta figura na rotina deles. A magistrada destacou que o intuito do padrinho afetivo não é a adoção, embora às vezes acabe acontecendo isto, mas frisou que os interessados devem ter em mente o real desejo em se voluntariarem para esta finalidade, pois, se for adoção, o caminho é outro, pontuou.

    Logo após sua fala, um padrinho que adotou um menino hoje com 11 anos de idade contou sua experiência. A primeira noite do curso foi finalizada com uma dinâmica dividindo os participantes em grupos.

    Na noite de hoje serão abordados aspectos psicológicos e cognitivos das crianças e adolescentes. E na sexta-feira o tema será construção do vínculo: comunicação, limites e regras de convivência, além de uma dinâmica surpresa envolvendo os participantes do curso e as crianças e adolescentes que estão disponíveis para apadrinhamento.

    De forma inédita, o Projeto Padrinho aplicou uma capacitação exclusiva para as crianças e adolescentes que serão apadrinhados, proporcionando uma escuta e orientação para estes jovens acolhidos, promovendo uma reflexão sobre as possibilidades de serem apadrinhados afetivamente.

    Um total de 64 inscritos participaram do primeiro dia de curso. Para ganhar o certificado é necessário 100% de frequência. Vale destacar que a participação no curso é um dos pré-requisitos para o apadrinhamento afetivo, visto que é feito todo um trabalho criterioso de preparação para estar de fato apto a ser padrinho, isto porque, após aprovado para apadrinhar alguém acolhido, o voluntário terá a liberdade de levar a criança para casa, dormir, viajar e conviver intimamente com ele. Hoje, a demanda imediata é de mais de 15 crianças e adolescentes aguardando para serem apadrinhadas.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voluntarios-participam-da-1a-noite-do-curso-preparatorio-para-apadrinhamento/457315056

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)