Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Voto de minerva tem precedente no STF, diz David Almeida

    Texto: Assessoria do Deputado

    O voto de Minerva utilizado na votação do orçamento do Estado para 2018, na quarta-feira (20,) pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), tem precedentes no Supremo Tribunal Federal, informou o parlamentar no Pequeno Expediente da Casa Legislativa na quinta-feira (21).

    “Esse mecanismo de voto de desempate está previsto por analogia em função do princípio da reserva de plenário. Isso já aconteceu, por exemplo, no Supremo Tribunal Federal, quando o STF só estava com 10 membros, e por três votações o presidente da época, salvo engano o ministro Ayres Brito, teve que votar duas vezes em matérias em que precisava de desempate. Existem precedentes no STF do ato que tivemos ontem. Em todos os tribunais, em que a corte é composta por número par, quando isso acontece, o voto de minerva é dado pelo presidente. Eu cumpri o que determina a Constituição. Essa previsão não está contida no Regimento Interno da Assembleia e aplicamos a analogia para que pudéssemos finalizar a votação”, explicou.

    Segundo o presidente David Almeida, se o orçamento não for votado, o governo terá que repetir o orçamento de 2017. Por isso, afirmou que espera os deputados da base do governador para conversar e chegar a um entendimento. “Isso será um prejuízo muito grande ao governo. Estamos aguardando a base para conversarmos e buscarmos entendimento. Isso é o exercício da democracia. Nós nos opomos somente às ideias e opiniões e não às pessoas. Portanto é salutar o debate”, disse.

    Dia inédito

    O presidente da Aleam destacou que a votação do orçamento do Estado para 2018, realizada na quinta-feira (20), promoveu debates inéditos na Casa.

    “O que aconteceu ontem foi algo inédito, um momento ímpar da democracia amazonense. Nunca existiu uma sessão como a de ontem. Oposição, situação e independentes discutindo, dialogando. Antes a base governista era maior e os debates eram menos intensos. Quando não se tem maioria é preciso dialogar, é preciso convencer. O que se quis fazer aqui ontem foi aplicar o mesmo modus operandi de antigamente, mas os governistas não tinham o número de votos suficiente. Foi um dia ímpar que tive o privilégio de participar”, finalizou.

    Gabinete do Deputado David Almeida (PSD)

    Moara Cabral — (92) 99242-8724

    Mahira Maia — (92) 99164-2831

    Thiago Botelho – (92) 98189-4400

    Emerson Quaresma – 92 98161-4280

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voto-de-minerva-tem-precedente-no-stf-diz-david-almeida/534798339

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)