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6 de Maio de 2024
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    Weber homenageia as cooperativas escolares, em referência ao Dia Internacional do Cooperativismo

    No espaço do Grande Expediente, da sessão plenária desta quinta-feira (28), o deputado Elton Weber (PSB), homenageou as cooperativas escolares, em referência ao Dia Internacional do Cooperativismo.

    “Volto a ocupar a tribuna do Plenário 20 de Setembro para celebrar o cooperativismo, fundamental à sustentação da economia não só do Rio Grande, mas do país”, frisou o parlamentar ao iniciar a manifestação. Informou que a deferência antecedia às comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, em 7 de julho.

    Nesta tarde, prosseguiu, o destaque são as cooperativas escolares. “Daí a presença, neste plenário, de tantos estudantes, que constroem um futuro melhor norteados pelos sete princípios cooperativos: adesão voluntária, democracia, associativismo, autonomia, intercooperação, educação e compromisso com a comunidade”, explicou Weber.

    Transformação Citou o elevado número de representantes municipais, demonstrando o caráter de mobilização e orgulho dos envolvidos com este trabalho de base. “Um verdadeiro laboratório de transformação social, a partir da soma de esforços dos que acreditam na construção de um país melhor, mais igualitário e justo”, acrescentou, referindo o RS como protagonista no estimulo às cooperativas escolares.

    O Estado, mencionou, tem, na atualidade, 102 cooperativas escolares nos ensinos fundamental e médio em escolas públicas e privadas em 43 cidades, no interior. “Modelo para o restante do Brasil, esta semente ganhou o solo nos anos 80, em Santo Cristo, na primeira experiência que se tem notícia sobre cooperação escolar no Rio Grande”, historiou. “Hoje, são mais de três mil jovens transformando não apenas suas vidas, mas a realidade de suas famílias, escolas e comunidades, com lições de empreendedorismo, cidadania e união”, resumiu.

    Conforme o deputado do PSB, o grande salto aconteceu na década de 90, com a criação do programa União Faz a Vida, “iniciativa meritória do Sicredi, objetivando transformar a percepção dos jovens quanto à sua capacidade de assumir o protagonismo da sua vida, do seu desenvolvimento social e econômico”, reforçou.

    Outro fator de impulsão, historiou Weber, foi a construção de um termo de irmandade entre Nova Petrópolis, berço do cooperativismo, e a cidade argentina de Sunchales. A partir desta parceria, iniciada em 2010, prosseguiu, o cooperativismo passou a ser base de aprendizado nas escolas, com fomento da casa cooperativa de Nova Petrópolis, mantida pela Sicredi e Cooperativa Piá. “Desde então, intercâmbios e capacitação sistemáticos alimentam o processo”, agregou, recordando que a primeira cooperativa constituída com este novo formado foi a CooeBompa, da escola Bom Pastor, de Nova Petrópolis, fundada em 2010.

    Relatos Os relatos recebidos de estudantes, orientadores e lideranças cooperativistas são de uma transformação profunda a partir da prática pedagógica da cooperativa escolar, reforçou Elton Weber. “Além das melhorias pessoais, a cooperativa escolar igualmente melhora o respeito pelo outro, o rendimento em sala de aula e a disciplina”, avançou o parlamentar em seu relato. Em alguns casos, observou, estes jovens chegam desestimulados, sem saber o que pretendem.

    “Enquanto no ensino tradicional a maioria recebe preparação para ser empregado, na cooperativa escolar estão crescendo e sendo preparados para empreender, jovens que ensinaram a seus familiares que é possível desenvolver uma atividade extra, aumentar a renda e até voltar a estudar. São jovens que melhoraram sua autoestima”, fez questão de enfatizar.

    Um novo passo para o desenvolvimento desde laboratório educacional veio com a organização das cooperativas, continuou Weber da tribuna, a partir da Federação das Cooperativas Escolares, a primeira do gênero no Brasil, fundada em 2012. “Nasceu com a proposta de reforçar a doutrina do cooperativismo, integrando ainda mais os estudantes”, apontou.

    Capacitação Como resultado, destacou ainda, surgem jovens aprendizes e profissionais diferenciados no mercado de trabalho, capacitados pelo planejamento e fomento das lições do cooperativismo escolar. Igualmente mencionou como ponto positivo o incremento da presença feminina em cargos de liderança. “Enquanto nas cooperativas gaúchas são apenas 6,7% as mulheres presidentes, nas 102 cooperativas escolares são 66% as presididas por meninas, o que nos faz prever uma presença maior, no futuro, de mulheres à frente, também, das cooperativas”, disse Weber.

    Observando que, como todo projeto, as cooperativas escolares têm desafios, Elton Weber mencionou a necessidade de que o professor-orientador nas escolas tenha uma carga horária maior para acompanhar as atividades dos jovens. “Seriam quatro horas, semanais, no contraturno, e entendemos ser este um esforço pequeno do poder público perto dos frutos destas iniciativas à sociedade gaúcha”, alertou, ao mesmo tempo em que deixou solicitação para que os secretários de Educação dos municípios, mas em especial do Estado, “olhem esta demanda com a atenção que merece”.

    Por fim, assegurou que, junto com integrantes da Frencoop/RS Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Rio Grande do Sul), “analisaremos, nesta Casa, o pleito de formulação de PL que isente de pagamento de ICMS as cooperativas de energia solar nos meios urbano e rural. O objetivo é fomentar a criação destas cooperativas, viabilizando o uso deste tipo de energia por um número maior de pessoas”, apontou.

    Ao encerrar, anunciou que a Ocergs divulgará, na próxima semana, os indicativos econômicos dos seus 13 ramos. “Por certo, mostrarão, novamente, a consolidação do segmento como base forte da economia nacional. No RS, segundo dados de 2017, as cooperativas registraram faturamento de RS 41,2 bilhões, num crescimento de 14,2%”, comemorou. Weber ainda deixou convite às atividades que acontecerão no dia C, de Cooperar, promovido pelo sistema Ocergs/Sesc, em 30 de junho.

    Apartes e autoridades Em apartes, manifestaram-se as deputadas e deputados Adolfo Britto (PP), Liziane Bayer (PSB), Gabriel Souza (MDB), Lucas Redecker (PSDB), Any Ortiz (PPS), Ronaldo Santini (PTB) e Luiz Fernando Mainardi (PT).

    Presentes, o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, representando o governador José Ivo Sartori; o deputado federal Heitor Schuch; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto; a presidente da federação das Cooperativas Escolares do Brasil, Sara Ribeiro de Freitas; o presidente do sistema Ocergs-Sescoop, Vergílio Perius; a presidente da Cooperativa Escolar Bom Pastor, Laís Flach Kunrath, presidentes de cooperativas, de cooperativas escolares, prefeitos e secretários municipais de Educação.

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