Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Wedy defende previdência pública integral para a magistratura em evento no RS

    O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Gabriel Wedy, defendeu, na noite dessa quinta-feira (14), a previdência pública integral para os juízes e queixou-se do que chamou de "proletarização da magistratura", onde juízes perdem prerrogativas e recebem salário inferior a seus subordinados hierárquicos. As declarações foram dadas na abertura do seminário "Justiça Previdenciária - Os Rumos da Previdência Pública Brasileira", em Porto Alegre (RS).

    Segundo Wedy, "onze por cento dos subsídios dos juízes são descontados em folha para custear a previdência pública, sendo, portanto, o sistema superavitário". O que acontece atualmente, salientou o presidente da Ajufe, "é que ao longo dos anos foram desviados recursos previdenciários para custear marketing de governo, a construção de estradas e a construção de Brasília. Ou seja, houve um desvirtuamento da real aplicação desses recursos. Por isso defendemos a previdência pública, pois é importante como garantia da independência da magistratura, que se traduz em benefícios à própria sociedade" .

    No discurso mais forte e contundente da noite, sendo muito aplaudido, Gabriel Wedy citou os casos de Chile e Argentina, que privatizaram seus sistemas previdenciários e fracassaram nessa tarefa. "Devemos ter por base as experiências de nossos vizinhos para que não incorramos nos mesmos erros, já que não souberam conduzir o problema da previdência" , alertou o presidente da Ajufe.

    AMB

    De acordo com o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares, "temos que nos preparar para uma discussão que haverá no Congresso Nacional, independentemente de quem ganhe as eleições presidenciais. Por isso a importância do encontro, para que se discuta e se leve propostas concretas, com um debate transparente e honesto, para mostrar o acerto da manutenção da previdência pública, que é uma garantia da sociedade brasileira. E concluiu:" esse estudo preliminar mostrará que o defeito da previdência não está no pagamento dos benefícios dos servidores públicos, mas na má gestão dos recursos ".

    O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, salientou a importância de encontros como esses para fortalecer a presença da magistratura na discussão de temas que impactam diretamente na carreira." Nunca antes na história das duas associações, Ajufe e AMB estiveram tão unidas na criação de uma pauta comum e articulada que permita a defesa destas e doutras questões de interesse comum da magistratura brasileira ", disse.

    Na abertura também estiveram presentes o presidente da Ajufergs e diretor de Relações Institucionais da Ajufe, José Francisco Spizzirri, a vice-presidente da Ajufesp, Valéria Nunes e o delegado da Ajufe no RS Rodrigo Coutinho.

    O evento termina nesta sexta-feira (15), com a redação de uma carta conjunta onde as associações defenderão a previdência pública e integral para a magistratura brasileira.

    A Ajufe, AMB, Ajuris e Anamatra são realizadoras do evento, que tem também a Ajufergs como entidade apoiadora.

    • Publicações3824
    • Seguidores50
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/wedy-defende-previdencia-publica-integral-para-a-magistratura-em-evento-no-rs/2419160

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)