Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    XVIII Conferência Estadual da Advocacia: ministro do STJ analisa o alimento por tempo certo e o ativismo judicial

    há 7 anos

    O tratamento igualitário para homens e mulheres faz que com existam novas possibilidades com relação à atribuição de pensões alimentícias. Se antes as mulheres tinham direito a uma pensão alimentícia vitalícia em caso de separação, agora há a possibilidade do auxílio ser estabelecido apenas por um período definido. “O quinto artigo da Constituição define que todos somos iguais perante a lei, por isso, se um casal se divorcia, e a mulher tem boa saúde, está apta para o trabalho, o juiz pode optar por definir a pensão por um período definido: quatro anos, por exemplo. Então a mulher tem esses quatro anos para se qualificar, desenvolver uma habilidade, e depois a pensão acaba. Da mesma forma, há homens que pedem pensão depois do divórcio e, assim como as mulheres, eles têm esse direito. Quem precisa de alimentos pode obtê-los”, explica o ministro do STJ, Marco Aurélio Buzzi, que irá proferir a palestra “Alimentos por tempo certo e ativismo judicial” na XVIII Conferência Estadual da Advocacia, que será realizada entre os dias 24 e 26 de maio em Criciúma (SC). O ministro é autor de um livro sobre o tema, Alimentos provisórios: uma obrigação por tempo certo, que foi publicado em 2003.

    Na mesma apresentação, o ministro também vai falar sobre o tema do ativismo judicial. Para Buzzi, muitas vezes os juízes são tachados como ativistas quando proferem sentenças que vão além do que está determinado na legislação. “Mas isso não é ativismo, o juiz não existe apenas para proferir uma sentença preestabelecida. O juiz pode encontrar lacunas na legislação então ele deve levar em conta o que não está previsto na lei e também o momento social”, analisa.

    Sobre a Conferência Estadual

    A Conferência Estadual dos Advogados é um dos maiores eventos promovidos pela Seccional catarinense. Ela ocorre a cada três anos e já está na 18ª edição. Este ano, será realizada na cidade de Criciúma, entre os dias 24 e 26 de maio, em comemoração aos 40 anos da Subseção. Mais de mil advogados são esperados para o evento, que terá durante os três dias palestras com alguns dos maiores juristas brasileiros em diversas áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site da www.oab-sc.org.br ou pelo telefone (48) 3239.3533.

    • Publicações8869
    • Seguidores93
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/xviii-conferencia-estadual-da-advocacia-ministro-do-stj-analisa-o-alimento-por-tempo-certo-e-o-ativismo-judicial/458934407

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)