Artigo 53 do Decreto Lei nº 1.001 de 21 de Outubro de 1969

CPM - Decreto Lei nº 1.001 de 21 de Outubro de 1969

Art. 53. Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a êste cominadas.
Condições ou circunstâncias pessoais
§ 1º A punibilidade de qualquer dos concorrentes é independente da dos outros, determinando-se segundo a sua própria culpabilidade. Não se comunicam, outrossim, as condições ou circunstâncias de caráter pessoal, salvo quando elementares do crime.
Agravação de pena
§ 2° A pena é agravada em relação ao agente que:
I - promove ou organiza a cooperação no crime ou dirige a atividade dos demais agentes;
II - coage outrem à execução material do crime;
III - instiga ou determina a cometer o crime alguém sujeito à sua autoridade, ou não punível em virtude de condição ou qualidade pessoal;
IV - executa o crime, ou nêle participa, mediante paga ou promessa de recompensa.
Atenuação de pena
§ 3º A pena é atenuada com relação ao agente, cuja participação no crime é de somenos importância.
Cabeças
§ 4º Na prática de crime de autoria coletiva necessária, reputam-se cabeças os que dirigem, provocam, instigam ou excitam a ação.
§ 5º Quando o crime é cometido por inferiores e um ou mais oficiais, são êstes considerados cabeças, assim como os inferiores que exercem função de oficial.
(Revogado)
§ 5º Quando o crime é cometido por inferiores hierárquicos e um ou mais oficiais, são estes considerados cabeças, assim como os inferiores hierárquicos que exercem função de oficial. (Redação dada pela Lei nº 14.688, de 2023)
Casos de impunibilidade
há 10 meses

Panorama geral do Código Penal Militar

O Código Penal Militar (especial) nasceu antes que a parte geral e em 84 a parte geral foi incorporada, nesse sentido alguns professores explicam que o Direito Penal nasce dentro do Direito Penal…
1
0
Leonardo Jucá, Bacharel em Direito
há 2 anos

O crime militar por extensão de abuso de autoridade na Justiça Militar da União: análise da sujeição ativa e da competência do juízo monocrático

RESUMO: A partir do conceito de ordem administrativa militar e dos parâmetros da Lei nº 13.869/2019 para a sujeição ativa nos crimes de abuso de autoridade, conclui-se que estes crimes, quando…
3
0
Leonardo Jucá, Bacharel em Direito
há 2 anos

A natureza jurídica objetiva da expressão "contra as instituições militares" no art. 9º, III, do Código Penal Militar

RESUMO: As condições dos incisos II e III do art. 9º do CPM são elementares do tipo penal, pois sua ausência gera atipicidade relativa ou absoluta. O tipo objetivo representa a exteriorização da…
1
0

O crime militar de publicação ou crítica indevida frente ao direito constitucional da livre manifestação do pensamento.

O direito à livre manifestação do pensamento está previsto na Constituição da Republica de 1988, em seu art. 5º , IV : “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.” A vedação ao…
2
4

Crimes de motim e revolta

Previsão legal: artigo 149 do Código Penal Militar (o crime de motim está previsto no caput e o de revolta no parágrafo único). Estes crimes inauguram o Titulo II do Código Penal Militar que tratam…
6
4