Artigo 1588 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
SUBTÍTULO I
Do Casamento
Art. 1.588. O pai ou a mãe que contrair novas núpcias não perde o direito de ter consigo os filhos, que só lhe poderão ser retirados por mandado judicial, provado que não são tratados convenientemente.

Cessão e Renúncia de Direitos Hereditários por Termo Judicial (termo nos autos) - Qual a forma?

Cessão e Renúncia de Direitos Hereditários por Termo Judicial (termo nos autos) - Qual a forma? 📝Artigo atualizado em 29/02/2024 🔎 Uma dúvida recorrente de quem está começando a laborar na…
5
1

O que é Pacto Antenupcial?

É um negócio jurídico na esfera familiarista, que os nubentes pactuam antes da celebração do casamento . Não tendo um prazo específico para sua pactuação, usualmente ocorre durante o processo de…
1
0
Lara Braghin, Estudante de Direito
há 3 anos

A Alienação Parental

RESUMO: O presente trabalho cientifico visa analisar o Direito Civil brasileiro no que tange o Direito de Família, seu histórico ao longo dos anos, os conceitos trazidos pela doutrina e pelo…
7
1

Sobre a mãe que perdeu a guarda do filho por motivos, digam-se, preconceituosos

Movimentou, recentemente, o mundo jurídico, sobretudo os atuantes no Direito de Família, a notícia do juiz do Rio de Janeiro que teria, em sentença, “tirado” a guarda de um filho de 8 anos de idade…
4
2

Socioafetiviadade: Filiação Decorrente do Afeto

POLASTRE, Gabriel Gonçalves [1] NEVES, Fabiana Junqueira Tamaoki [2] RESUMO: O presente trabalho busca por meio da analise doutrinária, jurisprudencial e de artigos científicos compreender e…
1
0

OAB - 2ª Fase Direito Civil

1. Como se denomina a sociedade comercial na qual um dos sócios é denominado de sócio aparente ou ostensivo e os outros são denominados sócios ocultos? Deve ser registrada em Junta Comercial? Pode…
23
4