Artigo 941 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil .
Art. 941. Compete a ação de usucapião ao possuidor para que se Ihe declare, nos termos da lei, o domínio do imóvel ou a servidão predial.

O Novo Código de Processo Civil e a ação de usucapião de bens imóveis

A Lei 13.105 , de 16 de março de 2015 – Novo Código de Processo Civil – inovou da processualística brasileira ao não prever, no Título que versa sobre os Procedimentos Especiais , um procedimento…
7
0
Flávio Tartuce, Advogado
há 7 anos

Notas dogmáticas sobre a usucapião extrajudicial após a Lei 13.465/2017

Marco Aurélio Bezerra de Melo. Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Mestre pela UNESA. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O Código de Processo…
37
25

Usucapião - Forma originária de aquisição da propriedade

A Usucapião é uma forma de aquisição da propriedade. Também chamada de prescrição aquisitiva , ela destina-se tanto a móveis quanto a imóveis. A Usucapião se dá pela posse prolongada da coisa,…
4
1

Usucapião Familiar no novo CPC. Como fica?

A Lei Nº 12.424 , de 16 de junho de 2011, que acrescentou o artigo 1.240-A ao Código Civil de 2002 , trouxe mais um tipo de aquisição de propriedade. Trata-se da usucapião familiar ou doméstico, que…
9
0

Fundamentos da não-incidência de impostos territoriais sobre bens afetados às concessões de energia elétrica

1. Introdução O tema já foi objeto de pareceres de ilustres tributaristas brasileiros, dos quais destaca-se o parecer produzido pelos professores Misabel Abreu Machado Derzi e Sacha Calmon Navarro…
6
0

Análise Constitucional da Usucapião Especial Urbana Familiar (Abandono de Lar)

1. Aspectos introdutórios Aqui serão apontados os aspectos formais e materiais da norma, desde a sua criação através de uma emenda a uma medida provisória, questionando quanto à limitação da metragem…
7
0

Ação de Usucapião de terras particulares

INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objeto o estudo da Ação de Usucapião de Terras Particulares que tem sua previsão no Capítulo VII (artigos 941 a 945) do Titulo I, do Livro IV – Dos…
3
1

Ação de usucapião de bem imóvel

Muitas vezes, uma pessoa encontra-se na posse de um imóvel, com o ânimo de dono, no entanto, não detém a sua propriedade, faltando-lhe a segurança jurídica do título. Assim, o imóvel de posse não…
7
0

A usucapião do cônjuge residente e a função social da propriedade

Por Everson Manjinski A usucapião do cônjuge residente se mostra como uma alternativa viável para resolver os problemas enfrentados na regularização de imóveis, o que atenderá a função social da…
12
1
Leonardo Goes, Advogado
há 10 anos

Ação de Usucapião

A ação de Usucapião trata-se de uma ação meramente declaratória, cujo objetivo é declarar a aquisição de um direito real por usucapião. A Usucapião (do latim usucapio: "adquirir pelo uso"; palavra do…
39
1