Artigo 219 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 219. O mercado interno integra o patrimônio nacional e será incentivado de modo a viabilizar o desenvolvimento cultural e sócio-econômico, o bem-estar da população e a autonomia tecnológica do País, nos termos de lei federal.
Parágrafo único. O Estado estimulará a formação e o fortalecimento da inovação nas empresas, bem como nos demais entes, públicos ou privados, a constituição e a manutenção de parques e polos tecnológicos e de demais ambientes promotores da inovação, a atuação dos inventores independentes e a criação, absorção, difusão e transferência de tecnologia. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
Art. 219-A. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão firmar instrumentos de cooperação com órgãos e entidades públicos e com entidades privadas, inclusive para o compartilhamento de recursos humanos especializados e capacidade instalada, para a execução de projetos de pesquisa, de desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação, mediante contrapartida financeira ou não financeira assumida pelo ente beneficiário, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
Art. 219-B. O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) será organizado em regime de colaboração entre entes, tanto públicos quanto privados, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
§ 1º Lei federal disporá sobre as normas gerais do SNCTI. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
§ 2º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios legislarão concorrentemente sobre suas peculiaridades. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 85, de 2015)
Charles Machado, Advogado
ano passado

Inteligência Artificial e a Regulação dos Nossos Medos

A história das evoluções tecnológicas foi sempre acompanhada de um divisor de águas opinativo, onde de um lado céticos queimavam inventores nas fogueiras da ignorância e onde apaixonados recebiam as…
1
0

Lei geral de proteção de dados: diretrizes e implicações para uma sociedade pandêmica

1. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Cursou o Program of Instruction for Lawyers na Harvard Law School em julho de 1998. Participou do International…
1
0

A constitucionalidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição.

A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, deve propor uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para cumprir algumas promessas de campanha,…
1
0

O desenvolvimento no plano constitucional.

O objetivo constitucional de garantia do desenvolvimento nacional, enquanto princípio impositivo da Carta Magna, para seu correto aprofundamento, está agradecido a ter seus contornos trabalhados…
1
0

Surpresas de Maio I, A Série

SURPRESAS DE MAIO I, A SÉRIE LUZ, CAMERA, AÇÃO no STF!!! Prontos para maratonar no STFLIX? Maio é um mês repleto de fortes emoções, comemoram-se o mês das noivas e o dia mais importante do ano, o DIA…
2
0

Dia sim, Dia não...

Dia sim, Dia não... Tema 914 Constitucionalidade da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE sobre remessas ao exterior, instituída pela Lei 10.168/2000, posteriormente alterada pela…
2
0

Estímulos ao professor ou pesquisador no marco legal da inovação tecnológica: a fundação de apoio como ferramenta facilitadora de estímulos.

Austregésilo Brito ESTÍMULOS AO PROFESSOR OU PESQUISADOR NO MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: a fundação de apoio como ferramenta facilitadora de estímulos. Julho/2021 RESUMO O Novo Marco Legal,…
1
0
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 3 anos

A proteção jurídica do Mercado de Saúde: o caso da inconstitucionalidade do art. 40, parágrafo único, da LPI

Um dos marcos do início da civilização humana é um fêmur quebrado que foi calcificado . [1] Isso porque, diante de um cenário hostil à sobrevivência de um dos seres mais frágeis, uma perna fraturada…
4
0

Das inconstitucionais distinções da Lei 14.039/2020.

Das inconstitucionais distinções da Lei 14.039/2020* Privilégios a advogados e contadores em afronta à igualdade e livre mercado * Alcindo Antonio A. B. Belo (Graduação em Administração e em Direito,…
2
0

Porque vacinar a população é importante para a saúde pública?

A Revolta da Vacina aconteceu no Rio de Janeiro, quando ainda era capital do Brasil, entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. O povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória e…
2
0