Inciso X do Artigo 167 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 167. São vedados:
X - a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

O Supremo Tribunal do Trabalho. Novo embate entre as cortes superiores.

O Supremo Tribunal Federal julgará o tema 1118, acerca da distribuição do ônus da prova na responsabilidade subsidiária da Administração Pública nas terceirizações. Este ensaio oferece um rápido…
2
0

Responsabilidade Civil do Município

À princípio, merece-se digredir sobre o instituto Fundo Público. A esse respeito, vale destacar o conceito prescrito no artigo 71 da Lei 4.320/64: Art. 71. Constitui fundo especial o produto de…
1
0
Raphael Faria, Advogado
há 4 anos

Covid-19 e a Polícia Médica, a Constituição Federal permite?

O poder de polícia pode ser entendido como conjunto de restrições e condicionantes a direitos individuais em prol do interesse público prevalente. Traduz-se, portanto, no conjunto de atribuições…
2
0

Repartição Constitucional de Receitas Tributárias

   A autonomia dos entes federados para a consecução das suas atribuições constitucionais decorre essencialmente da preservação da sua autonomia financeira. Neste viés, a Carta Magna não se limitou a…
9
0
Danielly Campos, Advogado
há 8 anos

A Cientificidade do Direito Previdenciário: Análise dos Benefícios

INTRODUÇÃO: A pretensão deste trabalho é de destacar a cientificidade do Direito Previdenciário na matéria de benefícios, apontando de forma teórica, a sua estrutura, dimensão e amplitude de…
3
0

Verdades que precisam ser ditas na "Era sem PT"

O PT deveria, por obrigação, já que segue a filosofia marxista, tornar o Brasil uma sociedade igualitária e economicamente sustentável, em todos os sentidos. Todavia, o PT deu um tiro na República.
4
1