Parágrafo 1 Artigo 104 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 104. O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo, trinta e três Ministros.
Parágrafo único. Os Ministros do Superior Tribunal de Justiça serão nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 122, de 2022)
I - um terço dentre juízes dos Tribunais Regionais Federais e um terço dentre desembargadores dos Tribunais de Justiça, indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio Tribunal;
II - um terço, em partes iguais, dentre advogados e membros do Ministério Público Federal, Estadual, do Distrito Federal e Territórios, alternadamente, indicados na forma do art. 94.

1 - Conteúdo Extra - Constituição Federal Comentada

Art. 1.º O Presidente da República, o Presidente do Supremo Tribunal Federal e os membros do Congresso Nacional prestarão o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, no ato e na data…
0
0

Art. 27 - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - Constituição Federal Comentada

Art. 27. O Superior Tribunal de Justiça será instalado sob a Presidência do Supremo Tribunal Federal. § 1º Até que se instale o Superior Tribunal de Justiça, o Supremo Tribunal Federal exercerá as…
0
0

Art. 133 - Seção III. Da Advocacia - Constituição Federal Comentada

Seção III Da Advocacia Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. V. Lei 8.906/1994…
0
0

Art. 92 - Seção I. Disposições Gerais - Constituição Federal Comentada

Capítulo III Do Poder Judiciário Seção I Disposições Gerais Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I – o Supremo Tribunal Federal; I-A – o Conselho Nacional de Justiça; II – o Superior Tribunal de…
0
0

37. O Ministério Público na Constituição Republicana de 05.10.1988 - Capítulo IV - Funções essenciais à justiça

37 O Ministério Público na Constituição Republicana de 05.10.1988 Mauro Sergio Rocha Sumário: 1. Introdução – 2. Metodologia – 3. Estado Democrático de Direito e Ministério Público – 4.
0
0

34. Nomeação de Ministros às Cortes Superiores - Capítulo III – Poder Judiciário - Direito Constitucional Brasileiro: Organização do Estado e dos Poderes

João Pedro Gebran Neto 1.Introdução Um dos maiores momentos, senão o maior momento da vida jurídica brasileira foi a promulgação da Constituição Federal de 1988, a qual teve por objeto criar um novo…
0
0

Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça (RISTJ) - Superior Tribunal de Justiça - Leis constitucionais comentadas e anotadas

REGIMENTO INTERNO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (RISTJ) ø Doutrina Artigos: Antonio de Pádua Ribeiro. Do recurso especial para o STJ (Ajuris 47/39, RF 306/15, RIL 105/73, RJ 144/5, RJTJSP 199/8, RT…
0
0

Lei n. 8625, de 12 de Fevereiro de 1993 (LOMP) - Ministério Público - Leis constitucionais comentadas e anotadas

LEI N. 8625, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1993 (LOMP) Institui a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, dispõe sobre normas gerais para a organização do Ministério Público dos Estados e dá outras…
0
0

5.1 - A nomeação - 5 - As demais formas de acesso - A rebelião da toga

5.1 A nomeação O concurso público de provas e títulos não é a única forma de ingresso à Magistratura no Brasil. A seu lado existe a nomeação, pelo Presidente da República, dos magistrados dos…
0
0

5.3 - O quinto constitucional - 5 - As demais formas de acesso - A rebelião da toga

5.3 O Quinto Constitucional O instituto mais instigante do Judiciário brasileiro, todavia, é o que se denomina Quinto Constitucional. Esta criação do constituinte de 1937 1 passou a figurar em todas…
0
0