Inciso II do Artigo 84 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal;

O regulamento autônomo no direito brasileiro

O REGULAMENTO AUTÔNOMO NO DIREITO BRASILEIRO Rogério Tadeu Romano I - O QUE É LEI? Lei, no sentido material, é o ato jurídico emanado do Estado com o caráter de norma geral, abstrata e obrigatória,…
2
0
Mauricio Sp, Advogado
há 2 anos

Decreto Presidencial, Art. 84 da CF/1988

Poder dever do Presidente da República? Tratamos aqui de uma análise, ainda que superficial, onde tentaremos alcançar a força do poder exclusivo do Presidente da República emanado do artigo em…
6
0

O Legislador Pode Fixar Prazo Para que o Chefe do Poder Executivo Regulamente Uma Lei?

Para compreender o poder regulamentar, muito estudado no âmbito do direito administrativo, cumpre pensarmos na Pirâmide de Hans Kelsen que, em seu topo, mas ainda assim orbitando sob a Norma…
1
0

Uma necessária investigação

UMA NECESSÁRIA INVESTIGAÇÃO Rogério Tadeu Romano I - O FATO A Folha de São Paulo, em sua edição de 28 de junho de 2021, noticiou que “ao comentar com apoiadores nesta segunda-feira (28) a denúncia de…
6
1
Jean Nunes, Advogado
há 3 anos

Uma lei ordinária pode alterar uma lei complementar? Há hierarquia entre elas? O que é controle de constitucionalidade?

O PESQUISE DIREITO desta rodada está imperdível. Nele, proponho um caso prático e, em seguida, trato da natureza jurídica do controle de constitucionalidade, de suas classificações e teoria, além do…
6
0
Igor Almeida, Advogado
há 4 anos

Funrural e a Abstrativização do Controle difuso de constitucionalidade.

Abstrativização do controle difuso e a atribuição de responsabilidade do adquirente ao recolhimento do FUNRURAL. De início, cumpre esclarecer que não se está rediscutindo a tese fixada no acórdão do…
2
0
Tassia Cardoso, Advogado
há 4 anos

Possibilidade de interposição de recurso administrativo impróprio contra decisão do órgão colegiado máximo de agência reguladora para o Ministério tematicamente correlato.

  José Carvalho dos Santos Filho, em sua obra Processo Administrativo Federal, disciplina que são três os fundamentos dos recursos administrativos: o primeiro reside no poder hierárquico, o segundo…
4
0

O papel do presidente da República e dos ministros no presidencialismo

O PAPEL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DOS MINISTROS NO PRESIDENCIALISMO Rogério Tadeu Romano Dita o artigo 76 da Constituição Federal: Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da…
3
0

Existe hierarquia entre Decreto presidencial e Resolução de agência reguladora federal?

Segundo o STF, as Agências Reguladoras foram instituídas sob a forma de autarquias, integrantes da Administração Pública Indireta para desempenhar atividades típicas de Estado o que permitiu a…
2
0
Rafael Ribeiro, Advogado
há 7 anos

Competencia Legislativa Para Supressão De Vegetação Nativa

1. LEGISLAÇÃO Primeiramente, a Lei 11.428 de 22 de Dezembro de 2016 é uma Lei Federal que “dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica , e dá outras…
6
5