Parágrafo 1 Artigo 55 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:
§ 1º - É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas.
Umberto Peluso, Bacharel em Direito
há 3 anos

O instituto da Imunidade Parlamentar como um recurso do Estado Democrático de Direito e sua deturpação por Parlamentares

O INSTITUTO DA IMUNIDADE PARLAMENTAR COMO UM RECURSO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E SUA DETURPAÇÃO POR PARLAMENTARES Umberto Peluso RESUMO Em pleno Estado Democrático de Direito, com a existência…
0
0

Liberdade de Expressão e Imunidade Parlamentar:

LIBERDADE DE EXPRESSÃO E IMUNIDADE PARLAMENTAR: A necessidade do respeito aos limites constitucionais a luz das jurisprudências dos tribunais nacionais. Andrey Vericius Cardoso [1] [1] Bacharelado em…
3
0
Thales Moreira, Advogado
há 4 anos

Dos Direitos Políticos

Os direitos políticos são aqueles instrumentos por meio dos quais a Constituição assegura o exercício da soberania popular, atribuindo poderes aos cidadãos para interferirem na condução da coisa…
5
1
Isabel Martins, Advogado
há 5 anos

A legitimidade democrática do Controle de Constitucionalidade

RESUMO O controle de constitucionalidade realizado pelo Poder Judiciário é fonte de diversas discussões pautadas no questionamento de sua legitimidade democrática. A Constituição Federal prevê no…
1
0
Américo Lobato, Advogado
há 5 anos

Aspectos relevantes sobre a Improbidade Administrativa, Lei 8.429/92.

Aspectos relevantes sobre a Improbidade Administrativa, Lei 8.429/92. Conceito. Segundo o dicionário Aurélio, improbidade é falta de probidade, mau caráter, desonestidade. FERREIRA, Aurélio Buarque…
4
0

Da Irrenunciabilidade da Imunidade Parlamentar

A imunidade parlamentar material, uma das prerrogativas do Estatuto dos Congressistas, é renunciável? A resposta é não , tendo em vista que a imunidade material não tem a função de proteger o…
1
0
Elder Fogaça, Advogado
há 7 anos

Direito Constitucional - Exame de Ordem

Sumário: 1 . Controle de constitucionalidade; 2. Pressupostos do controle de constitucionalidade; 3. Inconstitucionalidade e suas espécies. Introdução: O objetivo deste artigo, que é o primeiro de…
19
1
Helder Matos, Advogado
há 7 anos

Referendo para estancar a sangria

Quem conhece um pouco de Direito Constitucional, mais especificamente sobre o tema Controle de Constitucionalidade, já ouviu falar na tese do “vício de decoro parlamentar” como espécie de…
1
1

A titularidade do Mandato Eletivo

FRANCISCO FERREIRA DA SILVA (Acadêmico do X período do curso de Direito) A TITULARIDADE DO MANDATO ELETIVO: A QUEM PERTENCE O MANDATO ELETIVO AO CANDIDATO, A COLIGAÇÃO OU PARTIDO? Juazeiro do Norte –…
1
1

Da inconstitucionalidade parcial por omissão da Lei Federal n.º 13.142/2015

INTRODUÇÃO O tema do presente trabalho é voltado a analisar, do prisma estritamente jurídico, a inconstitucionalidade parcial por omissão operada pelo legislador com o advento da Lei Federal n.º…
8
5