Parágrafo 3 Artigo 42 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 42 Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
§ 3º, inciso X, sendo as patentes dos oficiais conferidas pelos respectivos governadores. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

Militar pode acumular cargo público civil?

A acumulação de cargos, e, consequentemente, de proventos por servidores públicos sempre gerou ampla controvérsia no Brasil, e, no caso dos Militares, não é diferente. Desse modo, vislumbra-se a…
3
2

Servidores Públicos Civis Federais e o direito constitucional de greve: breves considerações

Trata−se de uma singela análise do direito constitucional de grave dos servidores públicos civis estatutários federais. É bom antes de ingressar no tema ter em mente o conceito legal de greve, que é…
3
0