Artigo 307 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 307. Só terá eficácia o pagamento que importar transmissão da propriedade, quando feito por quem possa alienar o objeto em que ele consistiu.
Parágrafo único. Se se der em pagamento coisa fungível, não se poderá mais reclamar do credor que, de boa-fé, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente não tivesse o direito de aliená-la.

A legitimidade ativa do credor capaz para a propositura da ação exoneratória de alimentos

RESUMO: Busca analisar, com a utilização do método dedutivo, a possibilidade de o alimentado figurar no polo ativo da demanda exoneratória quando atinge a capacidade civil plena. Discorre sobre o…
4
0
Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
há 3 anos

pagamento: quais as noções gerais que preciso saber? quem deve pagar?

O pagamento, no Direito, possui uma extensa explicação, não é à toa que o código civil o prescreve nos artigos 334 ao 388 (término da conceituação sobre remissão das dívidas). Se você notou, esse…
4
0

Adimplemento e extinção das obrigações

O pagamento, em sentido amplo, é o cumprimento da obrigação. Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, usando, se o credor se opuser, dos meios pertinentes à exoneração do devedor…
1
0
David Azulay, Advogado
há 6 anos

Prescrição e Caducidade: Possibilidade de Reconhecimento de Ofício

Resumo O trabalho acadêmico que aqui se apresenta, tem como objetivo principal o estudo da prescrição, bem como da decadência, sendo abordado no âmbito do Direito Civil Português e Brasileiro. Está…
3
0

[Resolução de questões]: Direito das Obrigações - Verdadeiro ou Falso

Olá Jusbrasileiros , Trago hoje as respostas que elaborei em um dos trabalhos que tive na disciplina de Direito das Obrigações ( Direito Civil III ), na minha graduação. Abaixo: Marque “V” para as…
5
0

Regras do Pagamento

A obrigação é um dos institutos mais importantes do Direito brasileiro, basicamente todas as relações civis se originam de uma obrigação. Em breves linhas, a obrigação é um vínculo entre credor e…
6
1

A Boa fé objetiva como regra geral do Direito em prol da justiça cometida aos contratos

Jayme Xavier Neto, Flávia Cassa Cabanez, Tauã Lima Verdan Rangel Resumo: O princípio da Boa-fé vem, ao longo dos anos, se consolidando como uma ferramenta importante na busca de um equilíbrio entre…
5
0