Inciso VII do Artigo 21 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 21. Compete à União:
VII - emitir moeda;

Art. 163 - Seção I. Normas Gerais - Constituição Federal Comentada

Capítulo II Das Finanças Públicas Seção I Normas Gerais Art. 163. Lei complementar disporá sobre: I - finanças públicas; II - dívida pública externa e interna, incluída a das autarquias, fundações e…
0
0

T - Dicionário de direito ambiental

T Tabuleiro ou chapada (1) Paisagem de topografia plana, com declivi dade média inferior a dez por cento, aproximadamente seis graus e superfície superior a dez hectares, terminada de forma abrupta…
0
0

Anexos - Precatórios – O Seu Novo Regime Jurídico

ANEXO I - EMENTAS DOS LEADING CASES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Controle de constitucionalidade das Emendas Constitucionais Ementa: Medida cautelar em ação direta de…
0
0

Capítulo 3. Investimento em Criptomoedas e a Incidência do Imposto Sobre Operações de Crédito, Câmbio, Seguro e Títulos ou Valores Mobiliários

3.1. Considerações preliminares O artigo 153, inciso V, da Constituição Federal de 1988, outorga competência à União Federal para instituir imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou…
0
0

6.3. Serviço de Streaming e Sua Identificação Como Serviço de Comunicação - Capítulo 6. Tributação do Streaming - Tributação da Economia Digital

Salvador Cândido Brandão Junior Professor de Direito Tributário nos cursos de pós-graduação da FGV Escola de ­Direito de SP – FGV LAW e FGV IDE Management. Mestre e Doutorando em Direito pelo…
0
0

5.4. Tributação das Operações com Criptomoedas: Entre Liberland, Regulação e a Rigidez Constitucional - Capítulo 5. Moedas Virtuais e Tributação - Tributação da Economia Digital

Maurício Barros Sócio de Gaia Silva Gaede & Associados em São Paulo. Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP. Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Especialista em Direito…
0
0

Capítulo II. Aspectos Funcionais do Direito Bancário: Relações Entre Moeda, Crédito e Banco - Direito Bancário

1. Definição e eficácia jurídica da moeda O desenvolvimento do moderno sistema de trocas econômicas viabiliza-se por intermédio da moeda como medida de valor e meio de pagamento de obrigações…
0
0

21. Meios de Pagamento: Criptomoedas, o que Acontece Quando Uma Nova Forma de Dinheiro é Inventada? - Banking 4.0

Autor: Christiana Mariani da Silva Telles A crescente utilização de criptomoedas traz desafios inéditos para os reguladores. O objetivo do presente artigo consiste em mapear alguns destes novos…
0
0

Capítulo 8. As Novas Tecnologias e o Direito Bancário - I - Direito Privado em Transição: Entre Contrato, Economia e Família

Bruno Miragem 1 1. Introdução As novas tecnologias desenvolvidas a partir da interação da informática e das telecomunicações repercutem, atualmente, em todos os âmbitos da atividade humana, com…
0
0

Art. 163 - Seção I. Normas Gerais - Constituição Federal Comentada

Capítulo II Das Finanças Públicas Seção I Normas Gerais Art. 163. Lei complementar disporá sobre: I - finanças públicas; II - dívida pública externa e interna, incluída a das autarquias, fundações e…
0
0