Artigo 177 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil .
Art. 177. Os atos processuais realizar-se-ão nos prazos prescritos em lei. Quando esta for omissa, o juiz determinará os prazos, tendo em conta a complexidade da causa.
Camila Abe, Estudante de Direito
há 8 anos

Prerrogativas, direitos e deveres do Advogado

A palavra "prerrogativa" é derivada do latim, e indica "aquele que vota primeiro", isto é, tem a conotação de preferência ou privilégio. Maria Helena Diniz doutrina que prerrogativa é "privilégio ou…
3
0

Os prazos processuais

Por Elpídio Donizetti * 1. Relembrando alguns conceitos sobre prazos Prazo é o lapso de tempo em que o ato processual pode ser validamente praticado. É delimitado por dois termos: termo inicial (…
60
21
Marina Sant'ana, Bacharel em Direito
há 8 anos

Aspectos Contemporâneos da Obra "Dos Delitos e Das Penas"

1. Introdução A obra Dos Delitos e das Penas, escrita por Cesare Beccaria em 1764, é de extrema importância para o Direito Penal contemporâneo. Embora as ideias contidas no texto já tivessem sido…
6
1
Erica Avallone, Advogado
há 8 anos

Prazos nos Juizados e os Efeitos da Revelia

A Lei nº 9.099 /95, Lei dos Juizados Especiais Cíveis, instituiu novas regras de processo, procedimentos e prazos diferenciados dos processos que tramitam nas Varas Cíveis comum. Pelo Princípio da…
57
33

A questão da tempestividade do recurso interposto antes da publicação do acórdão

Modificando entendimento (inexplicavelmente) consolidado, o Plenário do Supremo Tribunal Federal finalmente alterou a jurisprudência da Corte para afastar o conceito de intempestividade para os…
18
6

O desentranhamento da contestação intempestiva como efeito da revelia

Por Eusébio José Francisco Pereira [1] RESUMO: O presente estudo, busca uma abordagem da revelia de um prisma diverso, onde as consequências ao revel, ultrapassam a barreira dos efeitos clássicos,…
16
3

A duração razoável do processo no direito constitucional brasileiro

Por Nádia Carrer de Ruman de Bortoli e Wander Pereira . Análise da duração razoável do processo e os meios para a celeridade processual necessária à consecução da justiça. RESUMO: Este artigo…
9
0