Inciso LXVI do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
LXVI - ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança;

Penas Restritivas de Direitos (2ª parte)

Pena de Prestação Pecuniária Consiste no pagamento em dinheiro à vitima, seus herdeiros, entidade públicas ou privadas de caráter assistenciais, do valor compreendido entre 1 (um) e 360 (trezentos e…
4
1

Princípios Gerais do Processo Penal para Concursos Público

PRINCIPIO DO JUIZ NATURAL: Dois aspectos importantes: a) Proíbe juízo ou Tribunal de Exceção e b) Assegura que apenas o Magistrado constitucionalmente competente possa analisar o processo. PRINCÍPIO…
3
0

Relaxamento de prisão vs Revogação de prisão

Não são raros os casos em que o advogado confunde o pedido de Relaxamento de Prisão com o de Revogação da Prisão Preventiva, e para podermos diferenciar é necessária a leitura da Constituição Federal…
1
0
Jorge Assis, Advogado
ano passado

O instituto da menagem no Direito Processual Penal Militar

O INSTITUTO DA MENAGEM NO DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Jorge Cesar de Assis [1] APRESENTAÇÃO AO TEMA Nos termos do art. 263, do Código de Processo Penal Militar, a menagem poderá ser concedida…
1
0
Caio Vilela, Advogado
ano passado

Análise crítica aos fundamentos da prisão preventiva

DA GRAVIDADE ABSTRATA DO CRIME X GRAVIDADE DA CONDUTA - COM FUNDAMENTO NA ORDEM PÚBLICA - PERICULUM LIBERTATIS - APLICAÇÃO DA LEI PENAL E CONVENIÊNCIA DA INSTRUÇÃO CRIMINAL O fumus comissi delicti ou…
1
0
Adriely Lovato, Advogado
ano passado

A fiança, a acareação e o reconhecimento de pessoas no processo penal brasileiro

RESUMO O presente artigo tem como desígnio discutir a fiança, sua conceituação, hipóteses, proibições e legitimidade para concessão e valores. Os procedimentos e críticas em relação à eficácia da…
1
0

A Garantia da Ordem Pública Como Fundamento da Prisão Preventiva

Leandro Fernandes de Oliveira RESUMO: Entre as hipóteses das medidas cautelares a prisão preventiva é a mais excepcional e gravosa. Dentre os fundamentos para a decretação da prisão preventiva…
8
0

A ineficácia das medidas cautelares nos casos de agressão contra a mulher

A INEFICÁCIA DAS MEDIDAS CAUTELARES NOS CASOS DE AGRESSÃO CONTRA A MULHER Jovane Arruda Nunes [1] Orientador: Elder Antônio Lunardi [2] RESUMO Toda a sociedade e o próprio Estado estão incumbidos na…
2
0

A fiança diante da liberdade provisória no direito processual penal

A FIANÇA DIANTE DA LIBERDADE PROVISÓRIA NO DIREITO PROCESSUAL PENAL Rogério Tadeu Romano I – HISTÓRICO DA FIANÇA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO No passado, a liberdade provisória era uma exceção à…
2
0

Como funciona a fiança?

1. O que é fiança? A fiança é um valor, determinado pelo delegado ou juiz, a ser depositado pelo acusado com a finalidade de aguardar o julgamento em liberdade. A Constituição Federal atribui à…
1
0