Parágrafo 2 Artigo 61 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 61 - Ocorrendo necessidade imperiosa, poderá a duração do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de força maior, seja para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto.
§ 2º - Nos casos de excesso de horário por motivo de força maior, a remuneração da hora excedente não será inferior à da hora normal. Nos demais casos de excesso previstos neste artigo, a remuneração será, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) superior à da hora normal, e o trabalho não poderá exceder de 12 (doze) horas, desde que a lei não fixe expressamente outro limite.

Direito do Trabalho - Sou obrigado a realizar horas extras?

JORNADA EXTRAORDINÁRIA POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR OU CONCLUSÃO DE SERVIÇOS INADIÁVEIS. O art. 59 , caput, da CLT permite a prestação de horas extraordinárias por acordo escrito, contrato coletivo ou…
1
0
Cleonice Machado, Estudante de Direito
ano passado

Adicional de horas extras

CLEONICE GONÇALVES MACHADO RESUMO: Este artigo científico tem como objetivo analisar a parcela trabalhista denominada adicional de hora extra. A análise do adicional de hora extra é feita sobre os…
1
0

Jornada de trabalho

2 - JORNADA EXTRAORDINÁRIA A) Caracterização da Jornada Extraordinária: Jornada extraordinária é o lapso temporal de trabalho ou disponibilidade do empregado perante o empregador que ultrapasse a…
1
0

Dano existencial decorrente da jornada excessiva do Motorista Profissional

Introdução O tempo, desde o advento da Revolução Industrial passou a ser fator predominante na relação empregatícia, uma vez que, aquele que não é detentor dos meios de produção apenas poderia…
9
1

Direitos trabalhistas decorrentes da paralisação das atividades do empregador: quando se configura a força maior ou a responsabilidade do Poder Público?

A relação jurídica entre empregado (art. 3º da CLT) e empregador (art. 2º da CLT) se dá pela prestação de um serviço específico de forma subordinada e não eventual (art. 4º da CLT) em contrapartida…
4
1
há 4 anos

Supressão das Horas In Itinere fere o princípio da vedação ao retrocesso social?

António Andrier da Silva [1] Marco Andrey Martins de Menezes [2] João Marques Borges da Rocha [3] Resumo: O presente artigo diz respeito a retirada do tempo de trajeto da legislação trabalhista,…
1
0

Principais desafios no controle e fiscalização da jornada de trabalho do motorista profissional empregado e autônomo.

Palavras-chave: Controle de Jornada de Trabalho. Fiscalização do Trabalho. Motorista Profissional Empregado e Autônomo. O transporte de cargas no Brasil em sua maior modalidade é rodoviária e…
1
0
Gabriel Pacheco, Advogado
há 5 anos

Prorrogação de jornada em necessidades imperiosas

   Existem situações em que o empregado terá de fazer hora extra mesmo que não tenha consentido com isso. Vou explicar melhor: se existe um acordo entre o empregado e o empregador no sentido de que,…
4
0
Lucas Marinho, Advogado
há 7 anos

Detalhes sobre horas extras

A regra geral de que a hora extra deve ser recebida com um adicional de 50% (Artigo 7º, XVI da CF/88) já é mais do que conhecida. No entanto, existem algumas nuances pouco conhecidas sobre o assunto.
3
1

Aspectos práticos da jornada de trabalho e sua interpretação jurisprudêncial no TST

1 - Conceito: O conceito de jornada de trabalho está ligado à idéia de medida do tempo de trabalho, correspondendo ao período em que o empregado está à disposição do seu empregador, trabalhando ou…
1
0