Artigo 10 da Lei nº 9.868 de 10 de Novembro de 1999

LADIN - Lei nº 9.868 de 10 de Novembro de 1999

Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.
Art. 10. Salvo no período de recesso, a medida cautelar na ação direta será concedida por decisão da maioria absoluta dos membros do Tribunal, observado o disposto no art. 22, após a audiência dos órgãos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que deverão pronunciar-se no prazo de cinco dias.
§ 1o O relator, julgando indispensável, ouvirá o Advogado-Geral da União e o Procurador-Geral da República, no prazo de três dias.
§ 2o No julgamento do pedido de medida cautelar, será facultada sustentação oral aos representantes judiciais do requerente e das autoridades ou órgãos responsáveis pela expedição do ato, na forma estabelecida no Regimento do Tribunal.
§ 3o Em caso de excepcional urgência, o Tribunal poderá deferir a medida cautelar sem a audiência dos órgãos ou das autoridades das quais emanou a lei ou o ato normativo impugnado.

Modelo XXXV Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAB Constitucional - Ação Direta de Inconstitucionalidade

AO JUÍZO DA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Partido Político Beta, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n°..., inscrição no TSE sob o nº…, endereço eletrônico…, com sede…
3
0

Ação Direta de Incostitucionalidade - legitimidade ativa Governador, Art. 103, V da CF/88

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE , por seu procurador que ao final assina, com os devidos poderes para tanto, conforme peça…
2
0

Modelo XIII Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase Oab Constitucional - ADI

AO JUÍZO DA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Confederação Sindical dos Engenheiros , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº..., com sede em ..., representado por seu…
4
2

Modelo XXVII Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAB Constitucional - Ação Direta de Inconstitucionalidade

AO JUÍZO DA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Associação Nacional dos Geólogos , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº..., com sede em...., vem, por seu advogado…
3
0

Modelo XXVI Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAB Constitucional - Ação Direta de Inconstitucionalidade

AO JUÍZO DA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Partido Político Sigma , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº..., inscrição no TSE sob o nº…, com sede em...., por seu…
3
2

Modelo VII Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAB Constitucional - Ação Direta de Inconstitucionalidade

AO JUÍZO DA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Confederação Nacional do Comércio , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº..., endereço eletrônico…, com sede em...,…
5
0

Modelo XVII Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase Oab Constitucional - ADI

AO JUÍZO DA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Partido Político Z , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº..., inscrição no TSE sob o nº…, com sede em..., representado por…
2
2

Modelo XVI Exame de Ordem Unificado - 2ª Fase OAb Constitucional - ADI

AO JUÍZO DA PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Partido “Para Frente Brasil” – PFB , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº..., inscrição no TSE sob o nº…, com sede em...,…
4
0

16° exame da OAB-2015.1- ADI

EXCELENTÍSSIMO SR. MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (0,10) Partido Político "Pra Frente Brasil", com representação no Congresso Nacional (0,10), pessoa jurídica de direito privado,…
0
0

17° exame da OAB-2015.2- ADI

EXCELENTÍSSIMO SR. MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (0,10) Partido Político Z (0,10), representado pelo presidente de sua Comissão Executiva Nacional, pessoa jurídica de direito…
0
0