Artigo 9 da Lei nº 9.868 de 10 de Novembro de 1999

LADIN - Lei nº 9.868 de 10 de Novembro de 1999

Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.
Art. 9o Vencidos os prazos do artigo anterior, o relator lançará o relatório, com cópia a todos os Ministros, e pedirá dia para julgamento.
§ 1o Em caso de necessidade de esclarecimento de matéria ou circunstância de fato ou de notória insuficiência das informações existentes nos autos, poderá o relator requisitar informações adicionais, designar perito ou comissão de peritos para que emita parecer sobre a questão, ou fixar data para, em audiência pública, ouvir depoimentos de pessoas com experiência e autoridade na matéria.
§ 2o O relator poderá, ainda, solicitar informações aos Tribunais Superiores, aos Tribunais federais e aos Tribunais estaduais acerca da aplicação da norma impugnada no âmbito de sua jurisdição.
§ 3o As informações, perícias e audiências a que se referem os parágrafos anteriores serão realizadas no prazo de trinta dias, contado da solicitação do relator.

Ação Direta de Inconstitucionalidade

INTRODUÇÃO A Constituição Federal de 1988 adota um sistema complexo de controle de constitucionalidade, pois juntamente com o sistema difuso, instituiu-se a ação direta como mecanismo de controle…
1
0

A Religião e o Estado Laico

A RELIGIÃO E O ESTADO LAICO RESUMO O objetivo deste trabalho é refletir e analisar a relação histórica e atual entre Estado e religião, e os problemas que derivam deste resultado. Podemos considerar…
1
1
Felipe Bizinoto, Advogado
há 7 anos

Jurisdição Constitucional ''à Brasileira''

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL ‘’À BRASILEIRA’’ Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) apresentado à banca Examinadora da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, como exigência parcial para…
2
1

Breves considerações acerca da Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica

1. Da previsão Legal Atualmente a Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica é contemplada no art. 102 , I , a da Constituição Federal , sendo cabível contra leis ou atos normativos, estaduais ou…
3
0
Rodrigo Soares, Advogado
há 9 anos

Precatórios: na prática, nada mudou

I - Introdução Inquestionável a ofensa absurda que se faz à segurança jurídica, e porque não dizer à própria ordem constitucional, cometida pela maioria dos Entes Políticos que, ainda hoje, estão em…
2
0

A Religião e o Estado Laico

Resumo O objetivo deste trabalho é refletir e analisar a relação histórica e atual entre Estado e religião, e os problemas que derivam deste resultado. Podemos considerar que a liberdade é uma…
11
9