Artigo 36 da Lei nº 8.935 de 18 de Novembro de 1994

Lei nº 8.935 de 18 de Novembro de 1994

Regulamenta o art. 236 da Constituição Federal, dispondo sobre serviços notariais e de registro. (Lei dos cartórios)
Art. 36. Quando, para a apuração de faltas imputadas a notários ou a oficiais de registro, for necessário o afastamento do titular do serviço, poderá ele ser suspenso, preventivamente, pelo prazo de noventa dias, prorrogável por mais trinta.
§ 1º Na hipótese do caput, o juízo competente designará interventor para responder pela serventia, quando o substituto também for acusado das faltas ou quando a medida se revelar conveniente para os serviços.
§ 2º Durante o período de afastamento, o titular perceberá metade da renda líquida da serventia; outra metade será depositada em conta bancária especial, com correção monetária.
§ 3º Absolvido o titular, receberá ele o montante dessa conta; condenado, caberá esse montante ao interventor.

2. Análise da Responsabilidade da Atividade Extrajudicial - O Direito e o Extrajudicial: Direito Constitucional

Introdução O tema da responsabilidade civil dos notários e dos registradores levanta muitas perplexidades na comunidade jurídica 1 . Para diversos assuntos, os titulares das delegações recebem…
0
0

Capítulo 20. A Regulação do Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis – Onr Pela Corregedoria Nacional de Justiça - O Direito e o Extrajudicial: Direito Administrativo

Luís Paulo Aliende Ribeiro 1. Introdução A necessidade de evolução do sistema de Registro de Imóveis brasileiro para o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis – SREI, já expressa na Lei nº 11.977,…
0
0

6. Lei de Improbidade - Parte I - O Patrimônio Público e Sua Noção. Aspectos Materiais dos Atos de Improbidade Administrativa - Controle do Patrimônio Público

6.1. Corrupção, improbidade e inadimplemento constitucional A corrupção, como tema sociológico, político e filosófico, exige reflexões dos mais diversos matizes e influências, perpassando…
0
0

05- Serviços de registros públicos, cartorários e notariais - Impostos sobre serviços questões polêmicas

05- Serviços de registros públicos, cartorários e notariais “ Enquanto os fundos públicos são dissipados em festas de fraternidade, um sino de fogo róseo soa nas nuvens.” Arthur Rimbaud 1. Introdução…
0
0

2. A Lealdade Processual - Parte I - As Premissas Teóricas do Estudo do Tema - A Lealdade Processual na Prestação Jurisdicional: Em Busca de Um Modelo de Juiz Leal - Edição 2017

2.1. O fundamento constitucional da lealdade processual Nesse novo cenário do devido processo constitucional 1 , indubitavelmente se insere a correttezza processuale 2 , já que é praticamente…
0
0

Capítulo 4. O Processo da Dúvida - A Dúvida no Registro de Imovéis

1. As linhas gerais do processo da dúvida O processo da dúvida inicia-se no próprio ofício de registro de imóveis; portanto, a sua fase inicial é antejudicial, 1 e vai desde o requerimento do…
0
0

Art. 31 - Capítulo VI. Das Infrações Disciplinares e das Penalidades - Leis Civis Comentadas e Anotadas

Capítulo VI DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES E DAS PENALIDADES Art. 31. São infrações disciplinares que sujeitam os notários e os oficiais de registro às penalidades previstas nesta Lei: I - a…
0
0

Art. 118 - Capítulo I. Da Incidência - Regulamento do Imposto de Renda: Rir 2020 Anotado e Comentado

TÍTULO VIII DO RECOLHIMENTO MENSAL OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DA INCIDÊNCIA Art. 118. Fica sujeita ao pagamento mensal do imposto sobre a renda a pessoa física que receber de outra pessoa física, ou de…
0
0

Art. 38 - Subseção I. Dos Rendimentos Diversos - Regulamento do Imposto de Renda: Rir 2020 Anotado e Comentado

Seção II Dos rendimentos do trabalho não assalariado e assemelhados Subseção I Dos rendimentos diversos Art. 38. São tributáveis os rendimentos do trabalho não assalariado, tais como (Lei nº 5.172,…
0
0