Artigo 5 da Lei nº 9.717 de 27 de Novembro de 1998

Lei nº 9.717 de 27 de Novembro de 1998

Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal e dá outras providências.
Art. 5º Os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal não poderão conceder benefícios distintos dos previstos no Regime Geral de Previdência Social, de que trata a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, salvo disposição em contrário da Constituição Federal.
Parágrafo único. Fica vedada a concessão de aposentadoria especial, nos termos do § 4º do art. 40 da Constituição Federal, até que lei complementar federal discipline a matéria. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.043-20, de 2000)
(Revogado)
Parágrafo único. Fica vedada a concessão de aposentadoria especial, nos termos do § 4º do art. 40 da Constituição Federal, até que lei complementar federal discipline a matéria. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.187-13, de 2001)
Milanny Ferrari, Advogado
ano passado

A instituição do RPPS nos Municípios com um número reduzido de servidores efetivos

Cabe aqui inferir quanto ao exame da liberdade dos entes federativos em escolher seu regime previdenciário face o disposto nas normas constitucionais. É interessante discorrer sobre os aspectos…
1
0

A dependência previdenciária do menor sob guarda após a Emenda Constitucional nº 103/2019

Antônia Roseane Batista da Silva RESUMO O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a dependência do menor sob guarda com relação a Emenda Constitucional 103/2019, ou seja,…
1
0
Ponto Jurídico, Advogado
há 3 anos

Justiça concede pensão por morte a neto de servidor público

O caso em comento trata-se de ação ajuizada por incapaz (representado) contra a União Federal, sob o nº 0064623-66.2014.4.01.3800, em que pretendeu a concessão do benefício de pensão por morte por…
12
0
Kamila Gomes, Advogado
há 4 anos

Da Aposentadoria Especial do Servidor Público exposto a agentes nocivos à saúde

RESUMO O presente trabalho analisará o benefício de aposentadoria especial dos servidores públicos titulares de cargo efetivo, conforme elencado no artigo 40, §4°, inciso III, da Constituição Federal…
2
0

Reforma da previdência do servidor público do Estado de São Paulo 2019/2020

No que diz respeito aos servidores públicos civis do Estado de São Paulo, o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) mantém diversos dispositivos originais da Lei Complementar 180 /1978, que…
1
0
Fabiana Cagnoto, Advogado
há 4 anos

Os benefícios concedidos por declaração de vontade do servidor foram aniquilados pela Lei n.º 9.717/98?

Muitos pensionistas que no passado foram agraciados por benefício concedido em razão da declaração de vontade do ex servidor tiveram suas pensões extintas pela São Paulo Previdência. A alegação é a…
1
0

Recebo pensão por morte (de ascendente servidor público) e sou universitário, tenho direito de receber até 21 ou 24 anos de idade?

A resposta mais objetiva para essa pergunta é: depende. (Posso até ouvir o cliente murmurar que é a resposta padrão de todo advogado rs) Mas infelizmente não tem como dar outra resposta, só que, a…
3
0
Diego Carvalho, Advogado
há 5 anos

A Medida Provisória N.º 871/19 e os Servidores Públicos

1 – Introdução Um novo governo emerge da vontade popular, mas as discussões acerca dos problemas estruturais continuam as mesmas, no caso o sistema previdenciário brasileiro, e, como forma de tentar…
1
1
Bruno Martins, Advogado
há 5 anos

A Medida Provisória n.º 871/19 e os Servidores Públicos

1 – Introdução Um novo governo emerge da vontade popular, mas as discussões acerca dos problemas estruturais continuam as mesmas, no caso o sistema previdenciário brasileiro, e, como forma de tentar…
2
0

Prescrição do fundo de direito do pedido de pensão nos Regimes Próprios conforme nova orientação do STJ

Leison Naves de Oliveira Especialista em Direito Previdenciário pela PUC/GO; Professor convidado da PUC/GO; foi procurador na GOIASPREV, ente gestor do Regime Próprio de Previdência dos Servidores…
5
1