Artigo 35 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Art. 35. Pescar mediante a utilização de:
I - explosivos ou substâncias que, em contato com a água, produzam efeito semelhante;
II - substâncias tóxicas, ou outro meio proibido pela autoridade competente:
Pena - reclusão de um ano a cinco anos.
Caio Freitas, Advogado
há 2 anos

O que é pesca predatória e por que ela é considerada crime?

A pesca, seja ela esportiva ou como atividade econômica, é muito praticada no Brasil. Para além de um momento de sossego e lazer, a pesca é essencial para o desenvolvimento econômico de cidades…
3
0

Crimes contra a fauna aquática

CRIMES CONTRA A FAUNA AQUÁTICA Rogério Tadeu Romano Observemos os tipos penais incluídos na Lei de Crimes Ambientais . Art. 33. Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o…
5
0

Crimes de Pesca

CRIMES DE PESCA A preocupação com a manutenção e equilíbrio do meio ambiente, especificamente, com a fauna, levou o legislador infraconstitucional estabelecer vários tipos penais, na tentativa de…
1
0

Proteção Jurídica dos Animais

RESUMO O presente trabalho aborda a importância vital da proteção dos animais, integrantes da fauna brasileira, pelo fator da função ecológica que exerce. Os animais se inserem como microbem, de…
1
0
Amanda Costa, Estudante de Direito
há 6 anos

Direito ambiental e a proteção da fauna Silvestre

A presente pesquisa tem como intuito compreender o processo de funcionamento do Direito Ambiental, visando conhecer as formas que o mesmo atua de maneira jurídica pela proteção da fauna silvestre,…
1
0

Fogos de artifício e a Lei Penal

CAPÍTULO I 1. Considerações preliminares É mister entendermos um pouco mais sobre a legislação penal reguladora da matéria fogos de artifício e de estampido, pois além de ser um comércio que…
12
6

Crimes contra a fauna: breves apontamentos acerca da lei de crimes ambientais

Na época de nossa colonização um fato marcante foi a exploração de recursos naturais sem compromisso como o futuro, pois se pensava que as fontes de recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis.
23
3

Crime ambiental. Princípio da insignificância. Incidência

Áurea Maria Ferraz de Sousa* A pesca de doze quilos de garoupa, ainda que em reserva biológica, é insignificante para o Direito. Com esta conclusão, a Quinta Turma do STJ cassou decisão condenatória…
0
0