Artigo 33 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
Art. 33. Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baías ou águas jurisdicionais brasileiras:
Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.
Parágrafo único. Incorre nas mesmas penas:
I - quem causa degradação em viveiros, açudes ou estações de aqüicultura de domínio público;
II - quem explora campos naturais de invertebrados aquáticos e algas, sem licença, permissão ou autorização da autoridade competente;
III - quem fundeia embarcações ou lança detritos de qualquer natureza sobre bancos de moluscos ou corais, devidamente demarcados em carta náutica.

A tutela Ambiental e os Direitos dos Animais de Rua

A TUTELA AMBIENTAL E OS DIREITOS DOS ANIMAIS DE RUA RESUMO O trabalho se pauta na análise dos direitos de rua dos animais tomando por base o histórico de tais direitos e a proteção legal conferida a…
3
0

Crime de tráfico internacional de fauna silvestre.

Universidade Católica de Santos. Curso de Direito. Gabriela Brozio Del Corso CRIME DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE FAUNA SILVESTRE A lei de crimes ambientais e a necessidade de responsabilidade…
2
0

A proteção à fauna

A PROTEÇÃO À FAUNA Rogério Tadeu Romano I – CONCEITO E ESPÉCIES DE FAUNA Fauna é o conjunto de animais próprios de uma região. Disse o Desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho(A proteção…
1
0
Rodrigo Taborda, Estudante de Direito
há 4 anos

A responsabilidade criminal da pessoa jurídica e dos seus sócios

INTRODUÇÃO A palavra responsabilidade é de origem latina na qual tem como significado uma reparação, uma contraprestação e, com isso, é detectado que a função deste ato, está ligada com a ação de…
1
0

Rompimento Da Barragem De Mariana

Faculdade Kennedy de Minas Gerais Anderson Luiz Walter Guimarães Patrícia Souza de Oliveira Rafaela C. G. Maia Stefanie Coelho Fabricio Marinho do Nascimento Débora Karine Camila Gonçalves (Manhã)…
3
0

Proteção Jurídica dos Animais

RESUMO O presente trabalho aborda a importância vital da proteção dos animais, integrantes da fauna brasileira, pelo fator da função ecológica que exerce. Os animais se inserem como microbem, de…
1
0

Da Ação Civil Pública Como Instrumento de Defesa do Meio Ambiente

DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA. I- Introdução; Esta ocorrendo crime ambiental? O que fazer? Muitas pessoas ainda têm duvida sobre como denunciar a pratica de crime ambiental, por essa razão, os criminosos…
3
0

A (in) dispensabilidade da responsabilidade penal da pessoa jurídica para a concretização do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado

RESUMO A responsabilidade penal da pessoa jurídica desde sua introdução no ordenamento jurídico pátrio foi rodeada de polêmicas acerca de sua plausibilidade. As diversas polêmicas renderam a…
3
0

Crimes contra a fauna: breves apontamentos acerca da lei de crimes ambientais

Na época de nossa colonização um fato marcante foi a exploração de recursos naturais sem compromisso como o futuro, pois se pensava que as fontes de recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis.
23
3