Artigo 65 da Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

LINQ - Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.
Art. 65. Findo o prazo assinado para a desocupação, contado da data da notificação, será efetuado o despejo, se necessário com emprego de força, inclusive arrombamento.
§ 1º Os móveis e utensílios serão entregues à guarda de depositário, se não os quiser retirar o despejado.
§ 2º O despejo não poderá ser executado até o trigésimo dia seguinte ao do falecimento do cônjuge, ascendente, descendente ou irmão de qualquer das pessoas que habitem o imóvel.

Ordem de Despejo e Sua Legalidade

O que é uma Ordem de Despejo? Uma ordem de despejo é um documento legal que permite ao locador reaver a posse de um imóvel alugado, em situações específicas. Descubra quando uma ordem de despejo pode…
1
0

O que fazer se o inquilino abandonar o imóvel?

Imagine a seguinte situação: você alugou um imóvel e é surpreendido pelo não pagamento do aluguel e além disso descobre que o inquilino simplesmente abandonou o imóvel. E agora, o que pode ser feito?…
3
0

Alguns temas da Lei do Inquilinato diante do novo Código de Processo Civil

Considerações gerais. A vigência do novo Código de Processo Civil tem implicação, por evidente, no que nos interessa, nos procedimentos previstos na Lei do Inquilinato por força do seu artigo 79, que…
1
0

Alguns apontamentos sobre o contrato de locação residencial de imóveis urbanos

ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL DE IMÓVEIS URBANOS Rogério Tadeu Romano I – CONCEITO DE LOCAÇÃO E ASPECTOS GERAIS A locação é contrato em que há uso da coisa em que o…
2
0

Como conseguir ordem de despejo durante a pandemia?

Com muitos já sabem a pandemia acertou em cheio as relações contratuais, principalmente as locação e o mercado imobiliária com um todo. Inclusive suspendeu as liminares de despejo na pandemia,…
2
2

A sentença nas ações de despejo e outras anotações

A SENTENÇA NAS AÇÕES DE DESPEJO E OUTRAS ANOTAÇÕES Rogério Tadeu Romano I – NATUREZA JURÍDICA DA AÇÃO DE DESPEJO A ação de despejo é concedida aos locadores contra seus inquilinos, a fim de que eles…
8
0

A sentença nas ações de despejo e outras anotações

A SENTENÇA NAS AÇÕES DE DESPEJO E OUTRAS ANOTAÇÕES Rogério Tadeu Romano I – NATUREZA JURÍDICA DA AÇÃO DE DESPEJO A ação de despejo é concedida aos locadores contra seus inquilinos, a fim de que eles…
4
2

Algumas anotações sobre a ação de revisão de aluguel

ALGUMAS ANOTAÇÕES SOBRE A AÇÃO DE REVISÃO DE ALUGUEL Rogério Tadeu Romano I – GENERALIDADES: A LEI 8.245 /91 A Ação Revisional tem tratamento específico entre os artigos 68 a 70 da lei do inquilinato…
5
3
Letícia Neves, Advogado
há 3 anos

Inquilino não paga o aluguel. O que posso fazer?

Quando um inquilino não cumpre com suas obrigações, pagando o aluguel, condomínio e demais taxas em dia, certamente o locador se depara com uma grande dor de cabeça. A dor aumenta, em especial, nos…
3
0

O que fazer quando o inquilino abandona o imóvel alugado?

Por Luiz Antônio Lorena de Souza Filho Quando você aluga o seu imóvel e entrega as chaves para o locatário, há neste ato uma espécie de desdobramento da posse. Ou seja, a partir desse momento, o…
5
0