Artigo 7 da Lei nº 9.474 de 22 de Julho de 1997

Lei nº 9.474 de 22 de Julho de 1997

Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências.
Art. 7º O estrangeiro que chegar ao território nacional poderá expressar sua vontade de solicitar reconhecimento como refugiado a qualquer autoridade migratória que se encontre na fronteira, a qual lhe proporcionará as informações necessárias quanto ao procedimento cabível.
§ 1º Em hipótese alguma será efetuada sua deportação para fronteira de território em que sua vida ou liberdade esteja ameaçada, em virtude de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política.
§ 2º O benefício previsto neste artigo não poderá ser invocado por refugiado considerado perigoso para a segurança do Brasil.

A entrada de refugiados no Brasil

No primeiro momento, ao chegar em território nacional, o estrangeiro poderá solicitar o reconhecimento de sua condição de refugiado perante qualquer autoridade migratória que se encontre nas…
7
3

Veja a íntegra da portaria 666, que autoriza a deportação de "pessoas perigosas para o Brasil"

Por Redação O Ministério da Justiça publicou, na sexta-feira (26), a portaria 666. O documento, assinado pelo ministro Sergio Moro, determina a deportação sumária de "pessoas perigosas para o…

A Portaria do Número da Besta (Portaria n.º 666/2019) e sua (i)legalidade.

O título deste artigo, admito, é bastante sensacionalista. Mas resolvi fazer uso dele justamente porque não será desenvolvida abaixo uma necessária crítica ideologicamente enviesada do texto…
2
0

Aspectos gerais à situação do estrangeiro no Brasil a partir da lei de imigração

O que ocorre é que o ser humano, quando investido de poder estatal, tem se mostrado ainda capaz de inovar e aumentar sua capacidade de destruição, sendo que essa não mais se restringe somente às…
1
0
Larissa Lima, Bacharel em Direito
há 6 anos

Refúgio no Brasil: Análise da Proteção Concedida aos Refugiados pelo Estado Brasileiro

Refuge In Brazil: Analysis of Protection Granted to Refugees by the Brazilian State Amanda Karen Costa Santos [1] Kênia Mara Guedes da Silva [2] Larissa de Lima Santana [3] Fernanda Araújo Kallás e…
1
0

Análise do asilo político e do refúgio

O asilo político consiste no acolhimento por determinado Estado soberano de estrangeiro perseguido em outro Estado, geralmente, mas não necessariamente, em seu país de origem por causa de dissidência…
8
0
Mariana Guerra, Advogado
há 7 anos

Os refugiados na ótica do ordenamento jurídico brasileiro

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Direito da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à obtenção do título de Graduação em Direito em setembro/2016. RESUMO O presente…
2
0

Direito Internacional dos Refugiados

Direito Internacional dos Refugiados Grazielle Rocha Franco* Resumo : O exposto artigo trata-se do tema Direito Internacional dos Refugiados no território brasileiro e como procede a nossa legislação…
1
0