Artigo 3 Emenda Constitucional nº 103 de 12 de Novembro de 2019

Emenda Constitucional nº 103 de 12 de Novembro de 2019

Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias.
Art. 3º A concessão de aposentadoria ao servidor público federal vinculado a regime próprio de previdência social e ao segurado do Regime Geral de Previdência Social e de pensão por morte aos respectivos dependentes será assegurada, a qualquer tempo, desde que tenham sido cumpridos os requisitos para obtenção desses benefícios até a data de entrada em vigor desta Emenda Constitucional, observados os critérios da legislação vigente na data em que foram atendidos os requisitos para a concessão da aposentadoria ou da pensão por morte.
§ 1º Os proventos de aposentadoria devidos ao servidor público a que se refere o caput e as pensões por morte devidas aos seus dependentes serão calculados e reajustados de acordo com a legislação em vigor à época em que foram atendidos os requisitos nela estabelecidos para a concessão desses benefícios.
§ 2º Os proventos de aposentadoria devidos ao segurado a que se refere o caput e as pensões por morte devidas aos seus dependentes serão apurados de acordo com a legislação em vigor à época em que foram atendidos os requisitos nela estabelecidos para a concessão desses benefícios.
§ 3º Até que entre em vigor lei federal de que trata o § 19 do art. 40 da Constituição Federal, o servidor de que trata o caput que tenha cumprido os requisitos para aposentadoria voluntária com base no disposto na alínea "a" do inciso III do § 1º do art. 40 da Constituição Federal, na redação vigente até a data de entrada em vigor desta Emenda Constitucional, no art. 2º, no § 1º do art. 3º ou no art. 6º da Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, ou no art. 3º da Emenda Constitucional nº 47, de 5 de julho de 2005, que optar por permanecer em atividade fará jus a um abono de permanência equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária, até completar a idade para aposentadoria compulsória.
Francisco Dsousa, Advogado
há 2 meses

Direito Adquirido. Marco Temporal. 13/11/2019, e não 12/11/2019. Benefícios Previdenciários. EC 103/2019.

DIREITO ADQUIRIDO. MARCO TEMPORAL. 13/11/2019, E NÃO 12/11/2019. Benefícios Previdenciários. EC 103/2019. Por: Francisco DSousa, Advogado. Quem estar prestes a se aposentar, um dia faz muita…
1
0
Francisco Dsousa, Advogado
há 3 meses

Regras da pensão por morte antes e depois da reforma da previdência de 2019. Marco temporal. Direito adquirido

Regras da pensão por morte antes e depois da reforma da previdência de 2019. Marco temporal. Direito adquirido Por Francisco DSousa, Advogado, pós graduado em Direito Previdenciário pela Legale…
1
0
Francisco Dsousa, Advogado
há 3 meses

Direito Adquirido. Interpretação literal da norma. Marco Temporal. EC 103/2019. Efeitos

DIREITO ADQUIRIDO. INTERPRETAÇÃO LITERAL DA NORMA. MARCO TEMPORAL. EC 103 /2019. EFEITOS Por: Francisco DSousa Quem estar prestes a se aposentar, um dia faz muita diferença. Talvez esse, “um dia” lhe…
1
0

Tempus Regit Actum Previdenciário: Estratégias para Proteger os Direitos dos Segurados

Descubra as principais implicações do tempus regit actum no previdenciário e como usar isso a favor dos clientes. E se você gostar desse artigo, que tal me seguir aqui no Jusbrasil ? Assim, você…
7
1

Aspectos jurídicos da aposentaria programada com advento da EC 103/2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFASAM CURSO DE DIREITO DETH LEFSEN EVANGELISTA OLIVEIRA E SILVA ASPECTOS JURÍDICOS DA APOSENTADORIA PROGRAMADA COM ADVENTO DA EMENDA CONSTITUCIONAL 103/2019 Goiânia 2023 DETH…
3
0
André Beschizza, Advogado
ano passado

Direito Adquirido: entenda tudo sobre o assunto

O Direito é uma ciência social que acompanha a evolução da sociedade e das relações. Em razão disso, as leis podem mudar, evoluir e se adaptar às necessidades dos indivíduos. Quando ocorre alguma…
2
0

As Regras de Aposentadoria pela Emenda Constitucional nº 103/2019 e a Aplicação de Pedágio

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno sobre as regras de aposentadoria pela Emenda Constitucional n.º 103/2019 junto da aplicação de pedágio dos artigos 17 e 20, com base…
1
0

Abono de permanência e sua inclusão na base de cálculo da gratificação natalina e do terço de férias

O abono de permanência é um benefício financeiro que visa a incentivar a continuidade na ativa do servidor efetivo que já tiver completado os requisitos necessários para a aposentadoria voluntária,…
0
0

Para finalmente entender o "Milagre da Contribuição Única" no INSS

Aposentadoria com contribuição única: entenda o que é, quem teria direito de requerer o benefício nesses moldes, como funciona o cálculo e qual é o entendimento do INSS sobre o tema. Sumário 1) O…
12
3

Direito Adquirido para Aposentadoria: Resumo Fácil

Entenda o que é direito adquirido e em quais situações o segurado ou dependente o possui, como é tratado na Reforma da Previdência e o posicionamento do STJ e STF sobre o assunto. Sumário 1)…
18
4