Artigo 11 da Medida Provisoria nº 936 de 01 de Abril de 2020

Medida Provisoria nº 936 de 01 de Abril de 2020

Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e dá outras providências.
Art. 11. As medidas de redução de jornada de trabalho e de salário ou de suspensão temporária de contrato de trabalho de que trata esta Medida Provisória poderão ser celebradas por meio de negociação coletiva, observado o disposto no art. 7º, no art. 8º e no § 1º deste artigo.
§ 1º A convenção ou o acordo coletivo de trabalho poderão estabelecer percentuais de redução de jornada de trabalho e de salário diversos dos previstos no inciso III do caput do art. 7º.
§ 2º Na hipótese de que trata o § 1º, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda de que trata os art. 5º e art. 6º será devido nos seguintes termos:
I - sem percepção do Benefício Emergencial para a redução de jornada e de salário inferior a vinte e cinco por cento;
II - de vinte e cinco por cento sobre a base de cálculo prevista no art. 6º para a redução de jornada e de salário igual ou superior a vinte e cinco por cento e inferior a cinquenta por cento;
III - de cinquenta por cento sobre a base de cálculo prevista no art. 6º para a redução de jornada e de salário igual ou superior a cinquenta por cento e inferior a setenta por cento; e
IV - de setenta por cento sobre a base de cálculo prevista no art. 6º para a redução de jornada e de salário superior a setenta por cento.
§ 3º As convenções ou os acordos coletivos de trabalho celebrados anteriormente poderão ser renegociados para adequação de seus termos, no prazo de dez dias corridos, contado da data de publicação desta Medida Provisória.
§ 4º Os acordos individuais de redução de jornada de trabalho e de salário ou de suspensão temporária do contrato de trabalho, pactuados nos termos desta Medida Provisória, deverão ser comunicados pelos empregadores ao respectivo sindicato laboral, no prazo de até dez dias corridos, contado da data de sua celebração.
Junierick Lucas, Estudante de Direito
há 2 anos

Os impactos jurídicos da pandemia do Covid-19 nas relações de trabalho

Juniérick Lucas Santana [1] Alexandre Francisco Azevedo [2] RESUMO: No início de 2020 uma crise sanitária se espalhou por todo o mundo de uma forma nunca antes vista. Um vírus denominado como…
1
0

Os efeitos da pandemia de covid-19 para a classe trabalhadora no Brasil

RESUMO: A pandemia do COVID-19 atingiu seu pique elevado no mês de março no Brasil, levando assim a OMS (Organização Mundial da Saúde) e as autoridades adotarem medidas para a contenção do vírus,…
2
0

Concessão de Férias e 13º Salário nos casos de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e suspensão do contrato de trabalho, em virtude da Pandemia da COVID19.

EMENTA: Concessão de Férias e 13º Salário nos casos de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e suspensão do contrato de trabalho, em virtude da Pandemia da COVID19. Estudos a…
2
0

COVID-19 e seus Impactos nas Relações Trabalhistas no Brasil

Introdução O presente artigo visa descrever e apontar como de fato o covid-19 impacta nas relações de trabalho atualmente, buscando analisar as discussões na seara do direito trabalhista. Rompendo…
1
0
Beatriz Sales, Advogado
há 4 anos

Medidas provisórias e sua inconstitucionalidade.

Com a edição das Medidas Provisórias ns° 927/2020 e 936/2020, que impactaram diretamente nas relações de trabalho, uma promovendo a inversão das fontes normativas do Direito do Trabalho, com a…
2
0

Acordo de Redução de Jornada e Salário de Empregados Aposentados

Diante da superveniência da Pandemia causada pelo Covid-19, que acarretou a paralisação das atividades econômicas em todo o País, em meados do mês de março de 2020, surgiu a necessidade de adoção de…
8
1
Gisele Leite, Juiz de Direito
há 4 anos

Comentários ao Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda.

Diante da excepcional situação caracterizada como pandemia de coronavírus ou Covid-19 e o instrumento legislativo utilizado e previsto no artigo 62 da vigente Constituição Federal brasileira, foi a…
8
0
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 4 anos

Comentários à Medida Provisória 936/20

Inúmeras Medidas Provisórias foram editadas nos últimos meses e estão impactando nas relações de emprego, no Direito do Trabalho, na economia e na vida das pessoas. Todas decorrem do Decreto…
5
0
Deborah Almeida, Advogado
há 4 anos

A Medida Provisória 936/2020 e a aplicação da Proporcionalidade

Diante da Pandemia mundial causada pelo covid-19, faz-se necessário a adoção de uma série de medidas no ordenamento brasileiro para se adequar ao real cenário de calamidade pública presenciada por…
1
0
Jus Legal, Advogado
há 4 anos

Reflexões sobre a Medida Provisória 936/2020 e o Poder Judiciário

No dia 01 de abril de 2020, mais uma Medida Provisória foi assinada pelo Presidente da República para tomar medidas para o enfrentamento da crise causada pela pandemia do COVID-19. A MP 936/2020…
15
5