Artigo 39 da Lei nº 13.019 de 31 de Julho de 2014

Lei nº 13.019 de 31 de Julho de 2014

Estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação; define diretrizes para a política de fomento, de colaboração e de cooperação com organizações da sociedade civil; e altera as Leis nºs 8.429, de 2 de junho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999. (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015)
Art. 39. Ficará impedida de celebrar qualquer modalidade de parceria prevista nesta Lei a organização da sociedade civil que:
I - não esteja regularmente constituída ou, se estrangeira, não esteja autorizada a funcionar no território nacional;
II - esteja omissa no dever de prestar contas de parceria anteriormente celebrada;
III - tenha como dirigente agente político de Poder ou do Ministério Público, dirigente de órgão ou entidade da administração pública de qualquer esfera governamental, ou respectivo cônjuge ou companheiro, bem como parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau;
IV - tenha tido as contas rejeitadas pela administração pública nos últimos 5 (cinco) anos, enquanto não for sanada a irregularidade que motivou a rejeição e não forem quitados os débitos que lhe foram eventualmente imputados, ou for reconsiderada ou revista a decisão pela rejeição;
III - tenha como dirigente membro de Poder ou do Ministério Público, ou dirigente de órgão ou entidade da administração pública da mesma esfera governamental na qual será celebrado o termo de colaboração ou de fomento, estendendo-se a vedação aos respectivos cônjuges ou companheiros, bem como parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau; (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015)
IV - tenha tido as contas rejeitadas pela administração pública nos últimos cinco anos, exceto se: (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015)
a) for sanada a irregularidade que motivou a rejeição e quitados os débitos eventualmente imputados; (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)
b) for reconsiderada ou revista a decisão pela rejeição; (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)
c) a apreciação das contas estiver pendente de decisão sobre recurso com efeito suspensivo; (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)
V - tenha sido punida com uma das seguintes sanções, pelo período que durar a penalidade:
a) suspensão de participação em licitação e impedimento de contratar com a administração;
b) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública;
c) a prevista no inciso II do art. 73 desta Lei;
d) a prevista no inciso III do art. 73 desta Lei;
VI - tenha tido contas de parceria julgadas irregulares ou rejeitadas por Tribunal ou Conselho de Contas de qualquer esfera da Federação, em decisão irrecorrível, nos últimos 8 (oito) anos;
VII - tenha entre seus dirigentes pessoa:
a) cujas contas relativas a parcerias tenham sido julgadas irregulares ou rejeitadas por Tribunal ou Conselho de Contas de qualquer esfera da Federação, em decisão irrecorrível, nos últimos 8 (oito) anos;
b) julgada responsável por falta grave e inabilitada para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança, enquanto durar a inabilitação;
c) considerada responsável por ato de improbidade, enquanto durarem os prazos estabelecidos nos incisos I, II e III do art. 12 da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992.
§ 1º Nas hipóteses deste artigo, é igualmente vedada a transferência de novos recursos no âmbito de parcerias em execução, excetuando-se os casos de serviços essenciais que não podem ser adiados sob pena de prejuízo ao erário ou à população, desde que precedida de expressa e fundamentada autorização do dirigente máximo do órgão ou entidade da administração pública, sob pena de responsabilidade solidária.
§ 2º Em qualquer das hipóteses previstas no caput, persiste o impedimento para celebrar parceria enquanto não houver o ressarcimento do dano ao erário, pelo qual seja responsável a organização da sociedade civil ou seu dirigente.
§ 3º A vedação prevista no inciso III do caput deste artigo, no que tange a ter como dirigente agente político de Poder, não se aplica aos serviços sociais autônomos destinatários de contribuições dos empregadores incidentes sobre a folha de salários.
§ 3º (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 13.204, de 2015)
§ 4º Para os fins do disposto na alínea a do inciso IV e no § 2º, não serão considerados débitos que decorram de atrasos na liberação de repasses pela administração pública ou que tenham sido objeto de parcelamento, se a organização da sociedade civil estiver em situação regular no parcelamento. (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)
§ 5º A vedação prevista no inciso III não se aplica à celebração de parcerias com entidades que, pela sua própria natureza, sejam constituídas pelas autoridades referidas naquele inciso, sendo vedado que a mesma pessoa figure no termo de colaboração, no termo de fomento ou no acordo de cooperação simultaneamente como dirigente e administrador público. (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)
§ 6º Não são considerados membros de Poder os integrantes de conselhos de direitos e de políticas públicas. (Incluído pela Lei nº 13.204, de 2015)

Página 777 do Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM-MT) de 13 de Maio de 2024

4. Garantir a participação de adolescentes na formulação e controle social das políticas públicas; 5. Promover e fomentar ações que fortaleçam o acesso de adolescentes e jovens ao Programa de…
0
0

Página 778 do Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM-MT) de 13 de Maio de 2024

e) Tenha entre seus dirigentes, pessoas cujas contas relativas a parcerias tenham sido julgadas irregulares ou rejeitadas por Tribunal ou Conselho de Contas de qualquer esfera da Federação, em…
0
0

Página 781 do Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM-MT) de 13 de Maio de 2024

7.8.5. Os casos omissos serão resolvidos, com fundamento na legislação pertinente vigente, em primeira instância pela Comissão de Seleção. 7.8.6. O não conhecimento de recurso não impede a…
0
0

Página 782 do Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM-MT) de 13 de Maio de 2024

IV. Cópia do Alvará para funcionamento da organização da sociedade civil; V. Comprovantes de experiência prévia na realização do objeto da parceria ou de objeto de natureza semelhante de, no mínimo,…
0
0
há 3 dias

Página 14 do DOM-LON (DOM-LON) de 10 de Maio de 2024

Fazem parte integrante do presente Edital os seguintes Anexos: ANEXO I - Do objeto ANEXO II - Plano de Trabalho; ANEXO III - Modelo de Carta de Anuência; ANEXO IV - Modelo Padrão de Currículo; ANEXO…
0
0
há 3 dias

Página 62 do DOM-LON (DOM-LON) de 10 de Maio de 2024

Por essas razões, entende-se que a seleção e colaboração com Organizações Sociais é a melhor solução para consecução de finalidades de interesse público e recíproco nos fundamentos indicados pelos…
0
0

Página 13 da SUPLEMENTO_EXTRA1 do Diário Oficial do Município de Campo Grande (DOM-CAMPOG) de 10 de Maio de 2024

nº. ______ expedida pela SSP/__, em___/___/___; CPF nº. ________; residente e domiciliado na Rua/Trav./Av._____________________, nº.____ complemento ____ (Apto, edifício, quadra, lote, etc.), na…
0
0

Página 24 da SUPLEMENTO_EXTRA1 do Diário Oficial do Município de Campo Grande (DOM-CAMPOG) de 10 de Maio de 2024

Grande e do Fundo Municipal de Investimentos Culturais, ilustradas, em todos os produtos e serviços culturais e nas peças promocionais relacionadas ao projeto. 3. Declaro estar ciente de que todo o…
0
0

Página 25 da SUPLEMENTO_EXTRA1 do Diário Oficial do Município de Campo Grande (DOM-CAMPOG) de 10 de Maio de 2024

ANEXO VII - DECLARAÇÃO DO ART. 27 DO DECRETO Nº 8.726, DE 2016, E RELAÃO Ç DOS DIRIGENTES DA ENTIDADE (PARA OSC) Declaro para os devidos fins, em nome da [identificação da organização da sociedade…
0
0

Página 1165 da Regular do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM-SC) de 10 de Maio de 2024

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL- EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 003/2023 Publicação Nº 5953879 HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA FASE DE SELEÇÃO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N.º 03/2023/CMDCA O…
0
0