Artigo 804 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 804. A alienação de bem gravado por penhor, hipoteca ou anticrese será ineficaz em relação ao credor pignoratício, hipotecário ou anticrético não intimado.
§ 1º A alienação de bem objeto de promessa de compra e venda ou de cessão registrada será ineficaz em relação ao promitente comprador ou ao cessionário não intimado.
§ 2º A alienação de bem sobre o qual tenha sido instituído direito de superfície, seja do solo, da plantação ou da construção, será ineficaz em relação ao concedente ou ao concessionário não intimado.
§ 3º A alienação de direito aquisitivo de bem objeto de promessa de venda, de promessa de cessão ou de alienação fiduciária será ineficaz em relação ao promitente vendedor, ao promitente cedente ou ao proprietário fiduciário não intimado.
§ 4º A alienação de imóvel sobre o qual tenha sido instituída enfiteuse, concessão de uso especial para fins de moradia ou concessão de direito real de uso será ineficaz em relação ao enfiteuta ou ao concessionário não intimado.
§ 5º A alienação de direitos do enfiteuta, do concessionário de direito real de uso ou do concessionário de uso especial para fins de moradia será ineficaz em relação ao proprietário do respectivo imóvel não intimado.
§ 6º A alienação de bem sobre o qual tenha sido instituído usufruto, uso ou habitação será ineficaz em relação ao titular desses direitos reais não intimado.

Suspensão do Crédito Não Tributário por Seguro Garantia no valor da dívida mais trinta por cento.

Segue abaixo um importante julgado que decidiu que o seguro garantia não ter o condão de suspender a exigibilidade do crédito tributário, possibilitando apenas, a expedição de certidão positiva com…
0
0

Responsabilidade Civil do Estado nas Ações de Improbidade Administrativa que são Julgadas Improcedentes

O presente artigo analisará a Responsabilidade Civil do Estado nas Ações de Improbidade Administrativa propostas pelo Ministério Público e que ao final são julgadas improcedentes. Seu principal…
6
0

Conhecendo o Novo Código de Processo Civil- Parte IV

CONHECENDO O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARTE IV 1) Dos Atos Processuais- Aspectos Gerais . 2) Prática Eletrônica de Atos . 3) Pronunciamento do Juiz . 4) Os Prazos e seu Controle. 5) Comunicação…
1
0

O artigo 903 do CPC de 2015 diante dos artigos 693 e 694 do CPC de 1973

O ARTIGO 903 DO CPC DE 2015 DIANTE DOS ARTIGOS 693 E 694 DO CPC DE 1973 Rogério Tadeu Romano I – A ARREMATAÇÃO, O AUTO DE ARREMATAÇÃO E A CARTA DE ARREMATAÇÃO. A IMPOSSIBILIDADE DE AJUIZAMENTO DE…
4
0
Éviton Rocha, Defensor Público
há 2 anos

Intimação dos Interessados no Leilão Judicial

Uma das mais importantes fases da expropriação de imóveis mediante leilão diz respeito à intimação do rol de interessados previsto no art. 889 do CPC [1] . Trata-se de um rol bastante extenso de…
2
0

A retrovenda com o escopo de garantia e o negócio jurídico indireto diante dos negócios fiduciários e do direito de retrato

A RETROVENDA COM O ESCOPO DE GARANTIA E O NEGÓCIO JURÍDICO INDIRETO DIANTE DOS NEGÓCIOS FIDUCIÁRIOS E DO DIREITO DE RETRATO Rogério Tadeu Romano I – GENERALIDADES Caio Mário da Silva…
2
1
há 4 anos

Do Princípio Constitucional do Contraditório - Vertentes Material e Formal

Do Princípio Constitucional do Contraditório: Vertentes Material e Formal (à Luz da Evolução Jurisprudencial e Legislativa do Regramento Processual Civil) Reis Friede RESUMO: O presente artigo…
3
0

Exercício do direito real de habitação pelo cônjuge ou companheiro supérstites

Conforme orientação do Superior Tribunal de Justiça o direito real de habitação pode ser exercido tanto pelo cônjuge como pelo companheiro supérstite. Jurisprudência em Teses – Edição nº 133 Essa…
2
0

Validade da cláusula sobre obrigação de pagar comissão de corretagem nos contratos de promessa de compra e venda de unidade autônoma em regime de incorporação imobiliária

De acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça é válida cláusula contratual que transfere ao promitente-comprador a obrigação de pagar a comissão de corretagem nos contratos de promessa…
1
0

Possibilidade da cobrança de resíduos inflacionários em contrato de promessa de compra e venda firmado com construtora

Foi deliberado pelo Superior Tribunal de Justiça que a cobrança de resíduos inflacionários, em contrato de promessa de compra e venda firmado com construtora, só é possível na periodicidade anual e…
2
0