Parágrafo 3 Artigo 385 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 385. Cabe à parte requerer o depoimento pessoal da outra parte, a fim de que esta seja interrogada na audiência de instrução e julgamento, sem prejuízo do poder do juiz de ordená-lo de ofício.
§ 3º O depoimento pessoal da parte que residir em comarca, seção ou subseção judiciária diversa daquela onde tramita o processo poderá ser colhido por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, o que poderá ocorrer, inclusive, durante a realização da audiência de instrução e julgamento.

As audiências telepresenciais na justiça do trabalho e seus desafios

Claudemir Fonseca Junior Graduado em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP (UMC). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito (EPD/SP). Mestrando em…
2
0
Fabiana Lima, Perito Criminal
ano passado

A prova emprestada e o risco de ficar vinculado a uma inadequada instrução

A prova emprestada já era utilizada sob a égide do Código de Processo Civil de 1973 através da interpretação do art. 332, a positivação do tema (art. 372 do CPC/15 (LGL\2015\1656)), analisada…
5
0
Smith Cortez, Bacharel em Direito
ano passado

Como garantir a incomunicabilidade das testemunhas nas audiências virtuais?

Como garantir a incomunicabilidade das testemunhas nas audiências virtuais? Smith Paulino Cortez Centro Universitário Paraíso (UNIFAP) Rua da Conceição, 1.228 – São Miguel – 63.220.110 Juazeiro do…
4
1
Giovana Reis, Estudante de Direito
há 2 anos

Audiência de Instrução e Julgamento

AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO SANTOS, Bruna Sabino dos [1] CARDOSO, Emanuela Zilio [2] FIGUEIREDO, Giovana Reis de [3] SANTOS, Giovana Mirele Mendes dos4 INTRODUÇÃO O presente resumo tem como…
1
0

Processo de Conhecimento - Críticas as audiências de conhecimento virtuais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROCESSO DE CONHECIMENTO CRÍTICAS AS AUDIÊNCIAS DE CONHECIMENTO VIRTUAIS Mair Viana Peixoto Moço As audiências virtuais tiveram seu início na década de 1980, nos Estados…
2
0
Jessé Cenci, Juiz de Direito
há 4 anos

Audiências por videoconferência na Justiça do Trabalho: desafios e perspectivas

INTRODUÇÃO O novo coronavírus (Sars-CoV-2) impressionou pela facilidade de transmissão e pela letalidade, atingindo rapidamente proporções gigantescas no mundo todo e obrigando os governos a adotarem…
1
0
Ronicleia Souza, Estudante de Direito
há 4 anos

Realização de Audiência de Instrução por Videoconferência na Vara do Trabalho em Caxias Maranhão

Ronicléia de Sá Souza [1] Fábio Ribeiro Sousa[2] RESUMO O estudo da Realização de Audiência de Instrução por Videoconferência na Vara do Trabalho em Caxias Maranhão objetiva analisar a utilização de…
2
0
Geandre Bucair, Advogado
há 4 anos

A vedação expressa das audiências de instrução virtuais e o Princípio da legalidade

Uma coisa é fato: a legislação processual civil não permite a realização de audiências de instrução processual por videoconferência. Na seara do trabalho, a Consolidação das Leis Trabalhistas ( CLT…
3
0

A audiência por videoconferência nos processos judiciais

Já nas décadas de 80 e 90 as máquinas de escrever foram substituídas pelos computadores, o que proporcionou mais rapidez na elaboração das peças processuais; a internet possibilitou a consulta…
2
0
Allan Santana, Advogado
há 4 anos

Audiências telepresenciais na Justiça do Trabalho

  Cabe tecer alguns apontamentos inicialmente, já que as audiências telepresenciais estão diretamente ligadas à atual condição em que vive a sociedade. O Estado de Minas Gerais em 20/03/2020 decretou…
6
2