Parágrafo 1 Artigo 77 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 77. Além de outros previstos neste Código, são deveres das partes, de seus procuradores e de todos aqueles que de qualquer forma participem do processo:
§ 1º Nas hipóteses dos incisos IV e VI, o juiz advertirá qualquer das pessoas mencionadas no caput de que sua conduta poderá ser punida como ato atentatório à dignidade da justiça.
Fabio Garcia, Advogado
há 3 anos

Abuso do Processo: uma pesquisa qualitativa das decisões do Superior Tribunal de Justiça

ABUSO DO PROCESSO: UMA PESQUISA QUALITATIVA DAS DECISÕES DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA RESUMO O presente trabalho de conclusão de curso, intitulado “Abuso do Processo: Uma Pesquisa Qualitativa das…
1
0

Prescrição da pretensão executiva de multa por infração ambiental

Para o Superior Tribunal de Justiça, prescreve em cinco anos, contados do término do processo administrativo, a pretensão da Administração Pública de promover a execução da multa por infração…
5
1

Adoção por casal homoafetivo

Para o Superior Tribunal de Justiça não há óbice à realização de adoção por casal homoafetivo, desde que a medida represente reais vantagens ao adotando. Jurisprudência em Teses – Edição nº 27 Esse…
2
0

Possibilidade da homologação da sentença estrangeira sem a citação do pai biológico no processo de adoção

O Superior Tribunal de Justiça concluiu que a falta da citação do pai biológico no processo de adoção não obsta a homologação da sentença estrangeira, nos casos em que se verifica o abandono ou…
2
0

Responsabilização solidária nas hipóteses de veiculação de publicidade enganosa

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que é solidária a responsabilidade entre aqueles que veiculam publicidade enganosa e os que dela se aproveitam na comercialização de seu produto ou serviço.
2
0

Incidência do Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde

De acordo com o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça se aplica o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde. (Súmula n. 469/STJ). Jurisprudência em Teses – Edição nº 74…
3
0

Aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos negócios realizados com entidades abertas de previdência complementar

De acordo com a orientação do Superior Tribunal de Justiça o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às entidades abertas de previdência complementar, não incidindo nos contratos previdenciários…
2
0

Aplicação das normas do Código de Defesa do Consumidor aos contratos do Sistema Financeiro de Habitação - SFH desvinculados do Fundo de Compensação de Variações Salariais - FCVS

Para o Superior Tribunal de Justiça as normas do Código de Defesa do Consumidor são aplicáveis aos contratos do Sistema Financeiro de Habitação - SFH, desde que não vinculados ao Fundo de Compensação…
2
0

Legitimidade do Ministério Público para atuar em defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos dos consumidores

O Superior Tribunal de Justiça definiu que o Ministério Público é parte legítima para atuar em defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos dos consumidores. Jurisprudência em…
2
0

Prazo prescricional da pretensão indenizatória por danos morais decorrente da inscrição indevida em cadastro de inadimplentes

O Superior Tribunal de Justiça entendeu que a ação de indenização por danos morais decorrente da inscrição indevida em cadastro de inadimplentes não se sujeita ao prazo quinquenal do art. 27 do CDC,…
1
0