Artigo 33 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 33. Recebido o pedido de auxílio direto passivo, a autoridade central o encaminhará à Advocacia-Geral da União, que requererá em juízo a medida solicitada.
Parágrafo único. O Ministério Público requererá em juízo a medida solicitada quando for autoridade central.
Bianca Venâncio, Estudante de Direito
ano passado

Cooperação internacional

A cooperação jurídica internacional pode ser entendida como um modo formal de solicitar a outro país alguma medida judicial, investigativa ou administrativa necessária para um caso concreto em…
3
0
Gleibe Pretti, Advogado
ano passado

A Nomeação do Perito

A Nomeação do Perito Gleibe Pretti Doutor em Direito Perito Judicial e Assistente Técnico Professor da jusexpert.com http://lattes.cnpq.br/0545824567695886 jusexpert.com Ao nomear o perito, o juiz…
9
0
Lylianna Guerra, Bacharel em Direito
há 2 anos

Petição Inicial

1. REQUISITOS DA PETIÇÃO INICIAL Art. 319 do CPC: “A petição inicial indicará: O juízo a que é dirigida; Nomes, prenomes, estado civil, a existência de união estável, a profissão, CPF ou CNPJ,…
1
0

Ação Rescisória: Hipóteses de Rescindibilidade

AÇÃO RESCISÓRIA: HIPÓTESES DE RESCINDIBILIDADE RESUMO A ação rescisória funciona como um meio de desfazimento de decisão transitada em julgado. As hipóteses em que são possíveis a rescindibilidade…
2
0
Paulo Oliveira, Advogado
há 3 anos

A prescrição da pretensão ao ressarcimento ao erário

Paulo R. Oliveira [1] Resumo A presente temática envolve a prescritibilidade e a imprescritibilidade da pretensão ao ressarcimento ao erário decorrente de ato de improbidade administrativa, seja ele…
5
0
Luciane Costa, Estudante de Direito
há 4 anos

Princípios da responsabilidade civil

RESPONSABILIDADE CIVIL PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL LUCIANE COSTA SÃO JERÔNIMO/RS 2019 CONCEITO DE RESPONSABILIDADE CIVIL Toda manifestação da atividade humana traz em si o problema da…
2
0

A nomeação do advogado como curador no processo penal

Olá amigos. O presente artigo irá abordar, de forma bastante escorreita, a atuação do curador especial no processo penal. Antes, importante abordar o instituto e sua aplicação também nos processos…
12
1

Análise das nulidades processuais no novo CPC/2015

1 INTRODUÇÃO O fenômeno jurídico deve ser examinado em três planos distintos: existência, validade e eficácia. O plano da existência refere-se aos fatos jurídicos; o plano da eficácia, às…
1
0
Jezer Munhoz, Advogado
há 5 anos

A responsabilidade pelo custeio da prova pericial nos casos em que resta configurada a relação de consumo

Segundo o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor , são direitos básicos do consumidor: a facilitação de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova em seu favor. Veja-se a norma:…
2
0
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 6 anos

Tutela provisória no CPC/2015.

1_ Digressões sobre a tutela provisória 1.1_ Tutela Provisória segundo Leonardo Greco 1.2_ Breve histórico sobre a tutela antecipada 1.3_ Espécies de Tutela Antecipada 1.4_ características em comum…
3
1