Artigo 97 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público. (Vide Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência)

Reflexão acerca do julgamento da “Revisão da Vida Toda”: efeitos infringentes no Tema 1102 do STF com o julgamento das ADI’s 2110 e 2111

1 UM BREVE RELATO DAS MATÉRIAS ANALISADAS NAS ADI’S 2110 e 2111 E NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 1.276.977 Em 01/12/1999 foram distribuídas no STF (Supremo Tribunal Federal) duas Ações Diretas de…
38
13

Direito Constitucional E Sua Importância No Processo Legislativo Brasileiro

Direito Constitucional E Sua Importância No Processo Legislativo Brasileiro Resumo O presente trabalho versa sobre o processo Legislativo brasileiro, que é a sucessão de atos realizados para a…
1
0

A (in) constitucionalidade da pena do crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

1 - INTRODUÇÃO É sabido que o princípio da proporcionalidade não pode ser apartado do Estado Democrático de Direito, no entanto, várias mudanças legislativas no que se refere ao campo Penal foram…
1
0

Abusos na aplicação da teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica. A busca desenfreada do crédito contra terceiros.

INTRODUÇÃO A desconsideração da personalidade jurídica e sua vertente “desconsideração inversa da personalidade jurídica” tornaram-se ferramentas de grande uso para a busca de créditos e a satisfação…
1
0

Interpretação Conforme a Constituição e a Cláusula de Reserva do Plenário: Um Estudo Robusto com Citação Doutrinária

Introdução A interpretação do texto constitucional é uma tarefa essencial na aplicação da lei, que pode moldar o modo como os direitos são exercidos e protegidos em uma sociedade. Este artigo…
1
0

A Cláusula de Reserva do Plenário no Sistema Judiciário Brasileiro: Exploração e Exceções

O sistema judiciário brasileiro abriga uma variedade de princípios, normas e cláusulas para garantir a correta interpretação e aplicação da Constituição Federal. Uma dessas normas é a "Cláusula de…
1
0

Processo Civil do Brasil e a Aplicação das Normais Processuais

1. NORMAS FUNDAMENTAIS E APLICAÇÃO DAS NORMAS PROCESSUAIS NORMAS FUNDAMENTAIS O código de processo civil de 2015 criou uma categoria de normas fundamentais super interessante, dispostas em seus…
3
0
Julia Grecchi, Estudante de Direito
há 11 meses

Controle de Constitucionalidade no Brasil.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar temas inseridos no contexto do controle de constitucionalidade. Em um primeiro momento do texto, o tema a ser discutido é o controle preventivo…
2
0

Quantidade de Drogas Apreendidas não Indica, por Si Só, o Periculum Libertatis, Levando à Revogação da Medida Cautelar em Favor do Paciente.

Mais conteúdo no Instagram: @adv.waltherafonso EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. HOMICÍDIO QUALIFICADO. CONDENAÇÃO PELO TRIBUNAL DO JÚRI. REPRIMENDA DE 16 ANOS E 4…
3
0
Edson Almeida, Advogado
há 11 meses

Revisão da vida toda

RESUMO O INSS, representado pela Advocacia-Geral da União, opôs Embargos de Declaração sobre a legalidade do Acórdão lavrado pelo STF. As alegações do INSS são descabidas, desvirtuando a finalidade…
0
0