Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa privada pode fiscalizar trânsito, mas não multar

    há 14 anos

    A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela possibilidade de a Empresa de Transporte de Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) exercer atos relativos à fiscalização no trânsito da capital mineira. Entretanto, os ministros da Turma mantiveram a vedação à aplicação de multas pela empresa privada.

    A Turma decidiu reformar, parcialmente, decisão de novembro último que garantiu ao poder público a aplicação de multa de trânsito. Na ocasião, os ministros acompanharam o entendimento do relator, ministro Mauro Campbell Marques, de ser impossível a transferência do poder de polícia para a sociedade de economia mista, que é o caso da BHTrans. Ele explicou que o poder de polícia é o dever estatal de limitar o exercício da propriedade e da liberdade em favor do interesse público. E suas atividades se dividem em quatro grupos: legislação, consentimento, fiscalização e sanção.

    Ao julgar os embargos de declaração (tipo de recurso) interpostos pela BHTrans que apontou a contradição existente entre o provimento integral do recurso especial e sua fundamentação, na qual se afirmou a sua possibilidade de exercer atos relativos a fiscalização , o ministro relator deu razão à empresa.

    Segundo o relator, ficou claro que as atividades de consentimento e fiscalização podem ser delegadas, pois compatíveis com a personalidade das sociedades de economia mista. Entretanto, para o ministro, deve permanecer a vedação à imposição de sanções por parte da BHTrans.

    • Publicações19150
    • Seguidores13358
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1500
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-privada-pode-fiscalizar-transito-mas-nao-multar/2207775

    Informações relacionadas

    José Batista de Andrade, Juiz de Direito
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de defesa para questionar multa oriunda de zona azul, tipificada no art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

    Sardenberg Haddad Advogados, Administrador
    Artigoshá 5 anos

    A multa do parquímetro não vira infração de trânsito porque ela é ilegal

    VALTER DOS  SANTOS, Professor de Direito do Ensino Superior
    Artigoshá 7 anos

    Empresa municipais de trânsito NÃO podem multar!

    Espaço Vital
    Notíciashá 16 anos

    As tarifas de regularização da Zona Azul - Artigo de Eduardo Szobot

    VALTER DOS  SANTOS, Professor de Direito do Ensino Superior
    Modeloshá 3 anos

    Modelo de recurso contra multa de trânsito por falta de motivação do ato administrativo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)