Artigo 13 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Superveniência de causa independente (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
§ 1º - A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
Relevância da omissão (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
§ 2º - A omissão é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem:(Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
a) tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)
c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado. (Incluído pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

A Balança do STF: Prisão de Monique Medeiros e a Justiça por Henry Borel

No próximo dia 26 de abril, o Supremo Tribunal Federal dará início ao julgamento do recurso de Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida, que busca a conversão de sua prisão preventiva em…
1
0

Por Henry: A necessária manutençãoda prisão de Monique Medeiros

A partir do dia 26 de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF) dará início ao julgamento de Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida, comum foco crítico: a tentativa de conversão de sua prisão…
2
0
Caio Ramos, Advogado
há 9 dias

Pai de adolescente que cometeu massacre em escola é condenado nos EUA; mãe já cumpre pena

Nos Estados Unidos, o pai de um adolescente que matou quatro alunos em uma escola foi condenado por homicídio involuntário, um mês após a mãe ter sido condenada com base nas mesmas acusações. É o…
1
0

Pitbulls, adestradores e donos, e responsabilidade criminal à luz da tipicidade penal por omissão imprópria.

Nesta semana, na região dos lagos do Rio de Janeiro, uma escritora reconhecida foi atacada por três cães domésticos, noticiados como da raça pitbull . Em razão do ataque, ela foi supostamente vítima…
1
0

Descriminantes Putativas

DESCRIMINANTES PUTATIVAS São as causas excludentes da ilicitude, imaginárias, que só existem na mente do agente por incidir em erro, pois, se existissem na realidade, tornaria lícita sua conduta. A…
2
0

A efetividade da composição do dano ambiental na esfera dos crimes ambientais de menor potencial ofensivo

Pedro Vitor Oliveira Souza¹ Leonardo Alejandro Gomide Alcântara² RESUMO O presente trabalho tem como escopo promover um estudo sobre os Termos de Ajustamento de Conduta Ambiental e as Transações…
1
0
há 2 meses

Quanto de Conspirações e Tramas Golpistas é Necessário para Caracterizar o Crime de Tentativa de Golpe de Estado?

Mauro Viveiros* A distinção entre os planos político e jurídico, necessária na análise da tipicidade da conduta de crime de fundo político, como o previsto no art. 359-M do Código Penal, é tarefa…
1
0

A responsabilidade do hospital em decorrência de erro médico

RESUMO: O hospital tem por obrigação cuidar e zelar pela vida dos pacientes, oferecendo hospedagem em instalações seguras e higienizadas, responsabilizando-se objetivamente pelos serviços que prestar…
1
0

A problemática Lei nº 14.811/24 e a legislação penal de ocasião

Em 12 de janeiro de 2024 foi publicada a Lei nº 14.811, que, além de instituir medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, previu…
1
1

Teoria Dos Sistemas Aplicado Ao Direito Penal: A Conduta Como Manifestação Da Autonomia Enquanto Elemento Fundante Da Teoria Analítica Do Delito

TEORIA DOS SISTEMAS APLICADO AO DIREITO PENAL: A CONDUTA COMO MANIFESTAÇÃO DA AUTONOMIA ENQUANTO ELEMENTO FUNDANTE DA TEORIA ANALÍTICA DO DELITO Fábio Augusto Saraiva de Anchieta [1] RESUMO: O…
1
0