Inciso V do Artigo 22 da Lei nº 11.340 de 07 de Agosto de 2006

Lei nº 11.340 de 07 de Agosto de 2006

Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas protetivas de urgência, entre outras:
V - prestação de alimentos provisionais ou provisórios.

Os Alimentos e suas Ações

“A obrigação dos pais de prestar alimentos aos filhos decorre do poder familiar, enquanto o dever de alimentos tem origem na solidariedade familiar e no dever de mútua assistência.” [1] INTRODUÇÃO…
6
2

5 direitos que podem ser cruciais para a vítima de violência doméstica

Diferente do que a maioria pensa, não é fácil para uma mulher que sofre violência doméstica sair desta situação, por diversos fatores, um deles é porque a vítima desenvolve algum tipo de dependência…
3
3

Novidades sobre as medidas protetivas na Lei Maria da Penha.

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça publicou a edição 206 da Jurisprudência em Tese sobre as medidas protetivas na Lei Maria da Penha. Seguidas abaixo conjuntamente com as…
2
0

Violência Doméstica

Quando o assunto é violência doméstica, algumas mulheres o enfrentam de forma inflamada e totalmente eufórica – chegando mesmo a criar uma “Guerra dos Sexos” e querendo provar, com unhas e dentes,…
1
0

Stalking

Atendendo a vários clientes na área de família, observei como advogada muitas pessoas inconformadas com o término de sua relação. Sob a justificativa de “salvar seu relacionamento”, algumas foram até…
1
0

O crime de stalking praticado contra a mulher

A Lei nº 14.132, de 31 de março de 2021, inseriu no Código Penal Pátrio, o artigo 147-A, incriminando condutas conhecidas como stalking, tipificando o crime de perseguição. Reza o citado dispositivo:…
11
3

A efetividade das medidas protetivas durante o período de pandemia

INTRODUÇÃO A violência contra a mulher é uma problemática que permeia desde os primórdios da humanidade, uma vez que a sociedade é historicamente marcada por arranjos patriarcais. Diante desse…
2
1

Pensão à ex-esposa: quando é devida?

O que diz a lei? Um dos deveres decorrentes do casamento (e da união estável) é o da mútua assistência, que determina que os cônjuges deverão prestar um aos outros assistência moral e material. Mesmo…
1
0

As medidas protetivas de urgência da lei maria da penha (lei nº 11.340/2006) e sua relação com a pandemia pela COVID-19

RESUMO O presente trabalho faz uma análise acerca da violência doméstica e familiar contra a mulher, perpassando pelas considerações históricas mais relevantes até os dias atuais. Visa a estudar as…
1
0

Perseguição, "Stalking" ou Assédio por Intrusão - Lei 14.132/21

Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia, Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina Legal,…
16
2