Artigo 1 da Lei nº 10.257 de 10 de Julho de 2001

Lei nº 10.257 de 10 de Julho de 2001

Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.
Art. 1o Na execução da política urbana, de que tratam os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, será aplicado o previsto nesta Lei.
Parágrafo único. Para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

A Política do Bem-Estar na Legislação Brasileira

A POLÍTICA DO BEM-ESTAR NA LEGISÇÃO BRASILEIRA Aclóbio Henrique Rutz Turim [1] RESUMO: O presente artigo científico tem por objetivo realizar o estudo comparado do Estado do Bem-Estar, tendo por base…
0
0
Tamires Vieira, Estudante de Direito
ano passado

Direito de Laje e os Direitos Humanos de 2º Dimensão

Tamires da Silva Vieira ¹ Otávio Augusto de Souza ² Palavras-chave: direitos sociais; moradia; igualdade; periferia; dignidade. Introdução Os direitos humanos de 2° dimensão tratam da igualdade…
1
0

Plano Diretor e o Estatuto da Cidade

Ao explorar as vertentes do Estatuto da cidade primeiramente é necessário estabelecer as bases legais, e as políticas de desenvolvimento urbano que o antecedem. Em um contexto urbano marcado pela…
2
1
Kayo Fellipe, Advogado
há 4 anos

Desapropriação Sancionatória e o Ferimento ao Direito de Propriedade

SUMÁRIO 1. Introdução; 2. Desenvolvimento. 2.1 Da intervenção do Estado na propriedade; 2.1.1 O que é intervenção do Estado na propriedade; 2.1.2. A função Social da propriedade; 2.1.3. O Direito…
2
0

Imóvel abandonado – Risco para a vizinhança?

Fonte - https://www.istockphoto.com/br/vetor/im%C3%B3vel-abandonado-casa-gm147053422-9213855 Para quem me acompanha por meio dos meus canais de comunicação (Blog Jurídico, Jusbrasil, Canal do…
11
1
Fabiano Mariano, Advogado
há 5 anos

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU) como instrumento da política urbana para a efetivação da função social da propriedade.

FABIANO JOSÉ DE OLIVEIRA SILVA - Bacharel em Música, com habilitação em Regência pela Universidade do Sagrado Coração (USC) – Bauru/SP; Bacharel em Direito pela Faculdade Eduvale – Avaré/SP;…
1
0
Arao Junior, Estudante de Direito
há 5 anos

Formas de aquisição da propriedade imóvel pelo instituto da usucapião: breve análise sob a ótica do código civil, constituição federal e leis extravagantes.

RESUMO O presente artigo mostra breve estudo sobre a aquisição da propriedade imóvel, sua disciplina no Código Civil, na Constituição Federal e legislação específica. Apresenta a análise do conceito…
1
0

O direito à informação ambiental.

No mundo atual, a informação tornou-se um elemento basilar para que o cidadão tome decisões sobre tudo que o rodeia. A informação é um registro do que existe, segundo Aurélio Buarque de Holanda…
2
0

Direito de Construir

Transferência do Direito de Construir: O empreendedor imobiliário que desejar incrementar o potencial construtivo de um determinado imóvel urbano poderá fazê-lo mediante instrumento de política…
1
0

A função socioambiental da propriedade

A FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA PROPRIEDADE RESUMO O Direito a propriedade é um direito constitucionalmente instituído no seio do Estado Democrático de Direito, cujo manutenção, preservação e tutela,…
3
1