Artigo 71 do Decreto nº 3.048 de 06 de Maio de 1999

RPS - Decreto nº 3.048 de 06 de Maio de 1999

Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências.
Subseção V
Do Auxílio-doença Subseção V (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
Art. 71. O auxílio por incapacidade temporária será devido ao segurado que, uma vez cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de quinze dias consecutivos, conforme definido em avaliação médico-pericial. (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 1º Não será devido auxílio por incapacidade temporária ao segurado que se filiar ao RGPS já portador de doença ou lesão invocada como causa para a concessão do benefício, exceto quando a incapacidade sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão. (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 2º Será devido auxílio por incapacidade temporária, independentemente do cumprimento de período de carência, aos segurados obrigatório e facultativo quando sofrerem acidente de qualquer natureza. (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 3º Não será devido o auxílio por incapacidade temporária ao segurado recluso em regime fechado. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 4º O segurado em gozo de auxílio por incapacidade temporária na data do recolhimento à prisão terá o seu benefício suspenso. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 5º A suspensão prevista no § 4º será pelo prazo de até sessenta dias, contado da data do recolhimento à prisão, hipótese em que o benefício será cessado após o referido prazo. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 6º Na hipótese de o segurado ser colocado em liberdade antes do prazo previsto no § 5º, o benefício será restabelecido a partir da data de sua soltura. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 7º Em caso de prisão declarada ilegal, o segurado terá direito à percepção do benefício por todo o período devido, efetuado o encontro de contas na hipótese de ter havido pagamento de auxílio-reclusão com valor inferior ao do auxílio por incapacidade temporária no mesmo período.
§ 8º O disposto nos § 3º ao § 7º aplica-se somente aos benefícios dos segurados que tiverem sido recolhidos à prisão a partir da data de publicação da Lei nº 13.846, de 18 de junho de 2019. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 9º O segurado recluso em cumprimento de pena em regime aberto ou semiaberto fará jus ao auxílio por incapacidade temporária. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
André Lobo, Advogado
ano passado

Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença)

CONCEITO O auxílio por incapacidade temporária ou, antes da EC n. 103 /2019, auxílio-doença, é um benefício do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL-INSS destinado ao segurado que se encontra…
2
0
Rodrigo Perini, Advogado
há 2 anos

Benefícios por Incapacidade

Benefício por Incapacidade Temporária ou Auxílio-doença e Benefício de Aposentadoria por Incapacidade permanente ou Aposentadoria por Invalidez O Benefício por Incapacidade Temporária ou…
2
0

Doenças no Coração e Benefícios Previdenciários.

   E aí minha gente, sejam bem-vindos-vindos ao blog de hoje, onde vamos comentar sobre os requisitos dos benefícios por incapacidade, bem como responderemos se estes serão concedidos para as pessoas…
2
0

Uma Breve Análise Do Beneficio Previdenciário De Auxílio Por Incapacidade Temporária Após A Reforma Da Previdencia.

Resumo: Trata-se de trabalho destinado à análise geral acerca do benefício previdenciário de auxílio por incapacidade temporário, após a introdução da Emenda Constitucional nº 103/2019. Será buscado…
1
0
Ponto Jurídico, Advogado
há 3 anos

O período em gozo de auxílio-doença (incapacidade temporária) conta para efeito de carência?

O auxílio doença é um “benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente, ou por prescrição médica (por exemplo, no caso de gravidez de risco) acima do período previsto em…
3
0

Benefícios Previdenciários: Legislação previdenciária aplicada para cada benefício

É de fundamental importância conhecer a base constitucional, leis, decretos e instruções normativas aplicadas a cada benefício previdenciário, a fim de conhecer e conseguir aplicar a legislação ao…
2
6

No que consiste o auxílio por incapacidade temporária?

O auxílio por incapacidade temporária, nova nomenclatura dada ao auxílio-doença, é um benefício previdenciário previsto no art. 71, do decreto 3048/99. Tal prestação coaduna-se à previsão…
1
0

A Síndrome de Burnout: A eclosão do fenômeno nas relações trabalhistas e seu amparo legal.

A SÍNDROME DE BURNOUT: A ECLOSÃO DO FENÔMENO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS E SEU AMPARO LEGAL. Aryane Marcolino Marinho [1] SUMÁRIO : 1 INTRODUÇÃO; 2 O CONCEITO E A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO DE TRABALHO;…
2
0

A proibição do trabalho presencial da gestante e o direito ao auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença)

Em 13 de maio de 2021, entrou em vigor a Lei nº 14.151/2021, que proíbe o trabalho presencial da empregada gestante durante o período de emergência de saúde pública de importância nacional decorrente…
25
14

Benefícios por incapacidade – Auxílio-doença, Auxílio-acidente e Aposentadoria por invalidez

Confira como ficou os benefícios por incapacidade antes e após a reforma da previdência. Os benefícios por incapacidade são os que mais demandam trabalho no âmbito da Previdência Social. Isto porque,…
3
0