Artigo 44 do Decreto nº 3.048 de 06 de Maio de 1999

RPS - Decreto nº 3.048 de 06 de Maio de 1999

Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências.
Subseção I
Da aposentadoria por incapacidade permanente (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).
Art. 44. A aposentadoria por incapacidade permanente será devida a partir do dia imediato ao da cessação do auxílio por incapacidade temporária, ressalvado o disposto no § 1º, e consistirá em renda mensal decorrente da aplicação dos seguintes percentuais incidentes sobre o salário de benefício, definido na forma do disposto no art. 32: (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).
I - sessenta por cento, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de vinte anos de contribuição, para os homens, ou quinze anos de contribuição, para as mulheres; ou (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
II - cem por cento, quando a aposentadoria decorrer de:(Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
a) acidente de trabalho; (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
b) doença profissional; ou (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
c) doença do trabalho. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 1º Concluindo a perícia médica inicial pela existência de incapacidade total e definitiva para o trabalho, a aposentadoria por invalidez será devida:
(Revogado)
§ 1º Na hipótese de a perícia médica inicial concluir pela existência de incapacidade total e definitiva para o trabalho, a aposentadoria por incapacidade permanente será devida: (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).
I - ao segurado empregado ou empresário a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade ou a partir da data da entrada do requerimento, se entre o afastamento e a entrada do requerimento decorrerem mais de trinta dias; e
(Revogado)
I - ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade ou a partir da data da entrada do requerimento, se entre o afastamento e a entrada do requerimento decorrerem mais de trinta dias; e (Redação dada pelo Decreto nº 3.265, de 1999)
II - ao segurado empregado doméstico, trabalhador autônomo ou a este equiparado, trabalhador avulso, segurado especial ou facultativo, a contar da data do início da incapacidade ou da data da entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de trinta dias.
(Revogado)
II - ao segurado empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso, especial ou facultativo, a contar da data do início da incapacidade ou da data da entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de trinta dias. (Redação dada pelo Decreto nº 3.265, de 1999)
§ 2º Durante os primeiros quinze dias de afastamento da atividade por motivo de invalidez, caberá à empresa pagar ao segurado empregado o salário integral ou, ao empresário, a remuneração.
(Revogado)
§ 2º Durante os primeiros quinze dias de afastamento consecutivos da atividade por motivo de invalidez, caberá à empresa pagar ao segurado empregado o salário. (Redação dada pelo Decreto nº 3.265, de 1999)
§ 3º A concessão de aposentadoria por invalidez, inclusive mediante transformação de auxílio-doença concedido na forma do art. 73, está condicionada ao afastamento de todas as atividades.
(Revogado)
§ 3º A concessão de aposentadoria por incapacidade permanente, inclusive quando precedida de auxílio por incapacidade temporária concedido na forma prevista no art. 73, fica condicionada ao afastamento do segurado de todas as suas atividades. (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).

Aposentadoria por incapacidade permanente e adicional de 25% (vinte e cinco por cento)

Andressa Pereira Camphorst [1] William Marcio Camphorst [2] I - INTRODUÇÃO O presente artigo tem como intuito trabalhar os aspectos da aposentadoria por incapacidade permanente, antiga aposentadoria…
1
0
Fernanda Rayssa, Estudante de Direito
há 2 anos

Benefícios Por Incapacidade Em Decorrência do Alcoolismo

RESUMO A pretensão deste trabalho é mostrar que o alcoolismo não é apenas uma embriaguez, mas sim uma doença, na qual, muitas vezes, o segurado não consegue se afastar para o tratamento adequado de…
3
0
William Vieira, Advogado
há 2 anos

Aposentadoria por incapacidade permanente: a nova aposentadoria por invalidez da Previdência Social

A aposentadoria por invalidez passou a se chamar aposentadoria por incapacidade permanente, nos termos da Emenda n. 103/2019, a exemplo da citação feita no seu artigo 26, “aposentadoria por…
2
0

Guia Introdutório da Aposentadoria por Incapacidade Permanente para Advogados

Aposentadoria por incapacidade permanente: entenda principais pontos sobre carência, qualidade de segurado, valor, duração e isenção de perícia. Sumário 1) Introdução 2) O que é aposentadoria por…
15
4

3 Benefícios Para Sequelas da Covid-19

Muitas pessoas que foram contaminadas pelo vírus da Covid-19 ficaram com sequelas como problemas cardíacos, doenças renais, problemas respiratórios e neurológicos, entre outros. Muitas sequelas podem…
2
0

Aposentadoria por Incapacidade Permanente

A aposentadoria por incapacidade permanente é um benefício previdenciário, previsto entre os arts. 43 a 50 do Decreto nº 3.048/99, devido ao segurado que, em gozo ou não de auxílio por incapacidade…
9
0
Matheus Botelho, Advogado
há 4 anos

Aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente) – E as alterações na forma do cálculo

A reforma da previdência trouxe significativas mudanças no tocante à antiga aposentadoria por invalidez, agora chamada de aposentadoria por incapacidade permanente (art. 43 do Decreto 3048 /99). No…
4
0
Waldelio Silva, Advogado
há 8 anos

Direitos do(a) Empregado(a) Doméstico(a)

Carteira de Trabalho e Previdência Social, devidamente anotada Devidamente anotada, especificando- se as condições do contrato de trabalho (data de admissão, salário ajustado e condições especiais,…
3
0

Direitos e Deveres do(a) Empregado(a) Doméstico(a)

Entende-se por empregado doméstico aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas. Deste conceito, destacamos os…
12
1
André Studart, Advogado
há 13 anos

Decisão importante do STF! Art. 29, § 5º da lei n. 8.213/91

Afastamento contínuo da atividade sem contribuição não pode ser considerado para calcular aposentadoria por invalidez precedida de auxílio-doença Por unanimidade dos votos, o Plenário do Supremo…
1
0