Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

1406. Esse é o número de faculdades de Direito no Brasil

Em breve, teremos 2 milhões de advogados atuando no país

Publicado por Jusdecisum
há 5 anos

Imagem relacionada

No resto do mundo, existem menos de 1200 faculdades de Direito. É isso mesmo o que você pensou: se somarmos todas as faculdades de Direito do resto do mundo, não chegamos ao número de faculdades existentes só no Brasil.

Somos o país com o maior número de advogados do mundo, 1 milhão e 100 mil profissionais. E, mantendo-se o ritmo de crescimento dos últimos anos, chegaremos ao inacreditável número de 2 milhões de advogados no ano de 2032. A título de comparação, existem cerca de 450 mil médicos.

O ritmo de novos profissionais de Direito que se formam é frenético, chegando a uma média de quase 200 novos profissionais por dia.

Depois de ver todos esses números, alguém de outro país poderia dizer: “nossa, a justiça no Brasil deve ser muito eficiente”. Ledo engano. Existem cerca de 80 milhões de processos aguardando análise no Judiciário brasileiro.

O fato é que, com essa quantidade de advogados no mercado de trabalho, o número de novos processos entrando todos os dias nos tribunais é absurdo. Em 2017 foram 29,1 milhões de novos processos.

E sabe o que tudo isso significa? Que a profissão de advogado deve passar por muitas dificuldades. Não no futuro, mas já. Vou explicar os motivos.

Primeiro, a oferta de profissionais já é maior do que a demanda. Há um número bastante alto de profissionais do direito migrando para outras áreas ou desempregados. É impossível absorver tantos novos profissionais.

Segundo, porque a tecnologia já está impactando a forma de trabalho dos advogados. A inteligência artificial, principalmente, tem substituído algumas funções que antes demandavam horas de trabalho de um profissional. Consultar jurisprudência, análise de doutrina, construção de peças... tudo isso já está sendo feito pelas “máquinas”, com muito mais velocidade e assertividade.

Ou seja, muitos empregos de advogados em funções mais básicas deverão desaparecer num futuro muito próximo. Já existem robôs, ou seja, softwares inteligentes, capazes de resolver em segundos o que advogados levariam 3 ou 4 horas.

Mas esse movimento todo pode ser encarado de duas maneiras: como oportunidade ou ameaça. O advogado que entender que a tecnologia vai exponencializar seu conhecimento e elevar sua produtividade, terá um enorme sucesso nesse “novo mundo” do direito.

Já aqueles que optarem por ignorar esse movimento e lutarem contra esse movimento, serão os primeiros a enfrentar grandes dificuldades.

Fonte: Startse

Mais notícias e artigos

==> Promotor desenvolve método de estudos que o fez ser aprovado no MP e disponibiliza para advogados e que desejam ingressar na Promotoria do Ministério Público.

==>>DR: Arruda Alvim e DRa: Teresa Arruda Alvim Wambier lançam curso sobre o CPC/2015 [Ler]

==>>Correção do FGTS - Como advogados devem proceder para buscar a correção do FGTS para seus clientes ! [Ler]

  • Sobre o autorJusdecisum, onde os tribunais se encontram
  • Publicações439
  • Seguidores199
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações1027
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/1406-esse-e-o-numero-de-faculdades-de-direito-no-brasil/695498555

Informações relacionadas

Camila Vaz, Advogado
Artigoshá 8 anos

Brasil, o país dos bacharéis “doutores” – um em cada dez universitários estuda Direito

Notíciashá 14 anos

Brasil, sozinho, tem mais faculdades de Direito que todos os países

Marcio Jorio Fernandes, Advogado
Artigoshá 5 anos

A história do curso de direito

Bernardo de Azevedo, Advogado
Artigoshá 5 anos

Advocacia 4.0: o advogado deve mudar o que faz, mas primeiro deve mudar a forma de pensar

Paulo Clauzer da Conceição, Professor de Língua Portuguesa
Artigoshá 8 anos

Noções Básicas de Direito no Ensino Médio.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Se no mundo todo temos 1200 Faculdades de Direito, como no Brasil temos 1406?
O correto seria: "No mundo todo, existem menos de 2406 faculdades de Direito..." continuar lendo

Obrigado pelo comentário Henaglyton, fizemos o ajuste no artigo para ficar mais adequado a mensagem que se quer passar. continuar lendo

No Brasil o grande boom se deu por causa dos concursos públicos.

O lobby da OAB junto aos Três Poderes fez surgir muito mais vagas de Direito no setor público do que para as demais áreas. Creio não existir, mas seria interessante saber a relação entre as vagas ofertadas para Direito e demais áreas de 2002 pra cá.

Outro culpado é o MEC e sua falta de fiscalização. Há diversas instituições de baixo nível ou até sem autorização definitiva. A OAB também fez vistas grossas por um bom tempo.

Não adianta promover o acesso ao ensino superior ofertando gato por lebre. continuar lendo