Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Benefícios da Justiça Gratuita

Publicado por Lucas Melo Lima
há 8 anos

Benefícios da Justiça Gratuita

O Judiciário não está concordando que a simples declaração do autor, que não pode arcar com as custas processuais sem prejudicar o seu sustento, seja suficiente para decretar os benefícios da justiça gratuita.

Em muitos casos, o Juiz pede que o autor demostre que não pode arcar com as custas processuais.

Mas, se o autor for autônomo, desta forma não tem renda comprovada, e não declara imposto de renda, por algum motivo previsto em lei, como ele irá comprovar tal condição?

Desta forma pode o autor, seguir os seguintes passos:

1 - assinar uma declaração de próprio punho, conforme modelo do link abaixo, relatando que não declara imposto de renda por algum dos motivos previstos na lei.

2 – Acessar o Site da Receita Federal do Brasil, e consultar a sua declaração de Imposto de Renda digitando o CPF e data de nascimento. Como o autor não declarou o IRPF aparecerá a seguinte informação “Sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal”, imprima esse comprovante.

3 - Para finalizar, deve o autor, ainda no site da Receita Federal, imprimir um “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” informando que o CPF do autor está regular.

Com todos os documentos, acima mencionados, anexados ao processo, normalmente os juízes estão deferindo os benefícios da justiça gratuita.

Esse procedimento está em conformidade com a edição da Instrução Normativa RFB nº 864 de 25 de julho de 2008, e também com o previsto na Lei nº 7.115/83, relatando que a isenção poderá ser comprovada mediante declaração escrita e assinada pelo próprio interessado.

http://lucasmelo15.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/345351671/declaracao-de-isencao-de-imposto-de-renda-de-pessoa-fisica

  • Publicações15
  • Seguidores88
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações518
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/beneficios-da-justica-gratuita/345391549

Informações relacionadas

Sabrina Santinelli, Advogado
Artigoshá 4 anos

O que é Justiça gratuita?

Paula Oliveira Marques, Advogado
Artigoshá 5 anos

Benefício da Justiça Gratuita

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)