Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Dilma e Cunha afastados: vamos dizer não às mordomias indevidas

Publicado por Luiz Flávio Gomes
há 8 anos

Dilma e Cunha afastados vamos dizer no s mordomias indevidas

Nossos políticos fazem coisas de quinto mundo hiper-ultra atrasado. Barbáries indescritíveis. Dilma e Cunha, mesmo afastados das suas funções públicas, continuam habitando seus palacetes sultânicos, salários de mais de R$ 30 mil por mês, segurança pessoal, assistência saúde, avião, carro oficial e uma equipe a serviço deles (gabinete pessoal). É preciso separar o joio do trigo. Num país ultraviolento como o nosso, justificam-se (no afastamento) medidas de segurança pessoal. Palacetes, gabinete pessoal, avião presidencial etc. Jamais. É coisa de cleptocracia nababesca.

Os exageros (com o dinheiro público, lógico) viram a gestão pública de ponta-cabeça. Foi afastado do cargo, vai para casa (cuidar da vida, como faz a população). Só se preserva a segurança individual (em razão da selvageria possível contra os afastados).

O Brasil é hoje exemplo mundial de país política e economicamente falido (diz FMI). Não por acaso. Carece de uma democracia com cabeças de ponta. Quanto mais ignorância, menos indignação geram os privilégios luxuriosos assim como as negociatas das oligarquias dominantes.

Absurdos e excessos claramente estapafúrdios como os assinalados (como continuar com os palacetes) só existem em países vergonhosamente desiguais, sistemicamente corruptos e institucionalmente extrativistas (onde as oligarquias dominantes saqueiam o Estado e o povo, em regra, impunemente).

  • Foyers anti-escatológicos: seguem cenas impróprias para portadores do complexo de vira-lata (Nelson Rodrigues), da síndrome de Napoleão e da megalomania do puer aeternus (criança eterna). Numa reunião na sede do governo sueco (Rosenbad) uma xícara de café não foi colocada na lavadora de louças. Era do primeiro-ministro John Fredrik Reinfeldt (governou a Suécia de 2006 a 2014). O funcionário alertou, o primeiro-ministro pediu licença, se levantou a colocou a xícara na lavadora. A cena foi exibida para milhões de telespectadores, que assistiam à abertura de um festival de música (Eurovision). Nos países civilizados tudo é diferente. Os políticos não têm mordomias. Não temos que nos comparar nunca à Escandinávia. Basta copiar seus comportamentos, fazendo uso do nosso (discutido) “livre arbítrio”.

Nos países civilizados (Escandinávia é um dos exemplos – ver Claudia Wallin, Um país sem excelências e mordomias) nem sequer os políticos em exercício possuem a décima parte das mordomias dos políticos brasileiros. Imaginem os afastados!

Para aplastar nosso complexo de vira-lata (Nelson Rodrigues), segue a advertência: não vamos nos comparar à Escandinávia, basta copiar. Igualdade, justiça e solidariedade social “versus” extrema desigualdade, injustiça e privilégios e mordomias. Mudar comportamentos está em nossas mãos e na nossa ética.

Que as pessoas de boa cabeça lutem pelo fim da esquizofrenia nas relações entre o povo e o poder, ou seja, basta nos tratarmos como cidadãos normais. Só precisamos mudar nossos comportamentos (não vamos nos comparar, é só copiar o que é correto).

  • Foyers anti-escatológicos: “Suécia: um país sem excelências. Uma sociedade na qual o mandato político não confere um título de nobreza instantânea ao cidadão eleito, nem dá direito às regalias e aos rapapés normalmente dispensados, no Brasil e em outras geografias, as exóticas Cortes de plebeus sustentadas pelos plebeus que estão mais embaixo. Um lugar onde madames não vão às compras com carros oficiais do Parlamento [ou nas ruas de Paris], pagas com o dinheiro dos impostos dos próprios motoristas que carregam suas sacolas. Porque a deputados suecos não se concedem carros oficiais, nem motoristas, secretárias particulares, viagens de jatinho, hospedagem em hotéis de luxo ou verbas caudalosas. Nem luxos, nem privilégios” (Claudia Wallin, Um país sem excelências e mordomias).
  • Sobre o autorPor Um Brasil Ético
  • Publicações3444
  • Seguidores12609
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações1830
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/dilma-e-cunha-afastados-vamos-dizer-nao-as-mordomias-indevidas/338367915

47 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estamos milhões de quilômetros atrasados. A classe política defende seus interesses pessoais. Ao povo nada. É uma vergonha o toma la dá cá. E o pior que o Presidente não consegue administrar se não houve essa "troca" tão nociva. Agora mesmo estamos vendo os partidos políticos (dito CENTRÃO) já gritando que para apoiar o governo querem cargos. Isso é corrupção. Não existe apoio em torno de programas ou idéias. Mas troca por cargos, que geram empreguismo, que gera corrupção. Círculo vicioso, devido essa antiga prática. Não podemos aceitar. Mas o que fazer para impedir? Somente temos uma possibilidade. TROCAR A CLASSE POLÍTICA TODA....E aqui até agora nenhum partido salva...Todos são iguais. A muitos anos que se trocam os mosquitos.........o resto é o mesmo.. continuar lendo

Excelente! gostaria muito que tudo isso fosse amplamente divulgado pelos meios de comunicação de massa, para que todo o povo brasileiro tivesse conhecimento e acordasse . Dormimos um sono profundo e quando acordamos, notamos que o país está mais pobre e mesmo assim as mordomias continuam de forma vergonhosa. O atual governo já planeja reformar a previdência dos pobres (INSS), SUS, e por ai. Mas, ninguém fala em cortar privilégios dos poderosos. Mudar isso, como?vivemos num suposto sistema democrático feito sob medida para acomodar e encher de mordomias políticos e outras categorias do poder; são os verdadeiros detentores do poder e da democracia. Para mudar somente com substituição em massa, dos políticos e da constituição federal. Sem isso, nada feito. continuar lendo

Precisamos em primeiro lugar alterar a constituição ,se bem que o correto seria uma NOVA, mas já que não é possivel, devemos emenda-la para excluir esse tipo de mordomia assim como o famigerado foro privilegiado
A constituição de 1988, dita cidadã,foi feita de encomenda pelos políticos capitaneados por Ulisses Guimarães, para proteção das três castas a saber; Executivo, Legislativo e Judiciário.As benesses que são proporcionadas a esses 03 poderes é de causar espanto a qualquer país minimamente democrático e civilizado.Outros povos não conseguem entender como aqui governantes,ministros, presidente, parlamentares e juizes tem tanta mordomia em suas vidas em detrimento do povo, o verdadeiro dono do poder.
Ou mudamos para parecer um pouquinho com a Suécia por exemplo, ou a diferença entre as classes tende a transformar-se em....abismo social. continuar lendo

A mosquita não quer continuar lendo

Absurdo,absurdo e absurdo. É imperativo o imediato corte de privilégios a estes corruptos. O que eles merecem é serem julgados por improbidade e devidamente punidos.

A presidente afastada NÃO pode ter aviões e estrutura de apoio pois irá peregrinar pelo Brasil em campanha para voltar ao poder com dinheiro público. continuar lendo

Quando adolescente, não entendia o motivo da existência de várias faixas perto de minha casa tais como "Obrigado sr. prefeito pela obra na escola" ou "Agradecemos ao Vereador Pinduca pela pavimentação da Rua Mato Grosso".....afinal de contas, pensava humildemente e com uma sensação de "burrice": Não são pagos e usufruem de um aparato gigante para fazerem isso mesmo?

Cresci...as faixas continuam a aparecer....e continuo sem entender... continuar lendo

Procure saber quem as encomenda e coloca e tudo se tornará claro. continuar lendo

Bem, não se concedem mordomias talvez porque lá eles entendam que os eleitos o foram apenas para que trabalhem em benefício do país.
Perfeito o artigo e infelizmente, absolutamente visível a diferença de realidades.
Chego a imaginar que nunca chegaremos a esse patamar reservado aos cães de raça. continuar lendo

O problema desse país é que o povo fica muito distante do poder.

Se a sede do (des) governo fosse em São Paulo, no Rio ou em algum outro lugar mais populoso, de repente eles iriam sentir a pressão no dia a dia.

O problema todo é que para eles tudo é confortável e sem stress.
Para eles não tem que mudar nada, deixa tudo como está....Lógico.

Segue (em inglês) uma matéria sobre a nossa "nobreza" fétida.
Se alguém sentir vontade de abandonar o Brasil, não terá sido o primeiro.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3592502/New-York-shopping-trips-two-maids-racy-Playboy-photo-shoot-Brazilsnew-lady-freeloading-family-attacked-Marie-Antoinette-spending-countryseconomy-crumbles-ahead-Rio-Olympics.html continuar lendo

Entendo que, a missão de um político é trabalhar pelo crescimento do país, melhorar a qualidade de vida de todos e não melhorar apenas a vida pessoal e familiar do próprio político. Não há um só político que siga a atual constituição a menos se se tratar de causa própria. Então? para quase tudo existe uma solução. A solução política brasileira é: fechar o congresso, solicitar apoio do poder judiciário e das FFAA. banir todos políticos em exercício atual, criar uma nova constituição, fazer novas eleições e eleger somente políticos tecnicamente preparados para a função pública. Depois disso, criar um órgão competente e representante de verdade do povo, para fiscalizar todos os atos administrativos. De outra forma não haverá como mudar, de vez que todas as mudanças terão de ser aprovadas por eles; jamais irão aprovar leis que tirem seus privilégios! concordam? continuar lendo