Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Habeas Corpus derruba decisão que mandou réus a júri baseando-se em testemunhas de “ouvi dizer”

Publicado por Felipe Geitens
há 24 dias

Resumo do artigo

No HC 859245 -PB (2023/03611934-4), publicado em 01/03/2024, de relatoria do ministro Rogério Schietti Cruz, impetrado pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba, houve a concessão da ordem para para despronunciar os pacientes.

A defesa impetrou habeas corpus perante o Superior Tribunal de Justiça alegando a inexistência de indícios mínimos de autoria, na pronúncia e acórdão, lastreados em testemunhas de ouvi dizer.

O STJ reafirmou a incumbência da acusação de reunir lastro probatório suficiente para conferir plausibilidade jurídica à denúncia, diligenciando para a produção de prova mínima, judicializada, na qual se garanta ao réu o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa que lhe são inerentes.

O advogado Criminal Dr. Felipe Geitens comenta de forma mais aprofundada a decisão no link https://www.youtube.com/watch?v=LRcZxzZh8bg , onde ressalta questões de ordem prática, e da importância dessa decisão para defesa criminal.

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista, Pós-Graduando em Direito Processual Penal e Direito Penal
  • Publicações6
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações4
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/habeas-corpus-derruba-decisao-que-mandou-reus-a-juri-baseando-se-em-testemunhas-de-ouvi-dizer/2323824087

Informações relacionadas

Felipe Geitens, Advogado
Artigoshá 27 dias

Tribunal do Júri: Habeas Corpus impede execução provisória de pena de 30 anos

Mariana Congio de Lima, Advogado
Artigoshá 24 dias

Habeas Corpus

Amanda Sena Santana, Advogado
Artigoshá 24 dias

Como é calculada a pensão alimentícia?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)