Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Licença Paternidade no Brasil: Direitos e Procedimentos

    há 9 meses

    A licença paternidade é um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros que se tornam pais, seja por nascimento ou adoção, com o objetivo de garantir que eles possam acompanhar os primeiros dias de vida de seus filhos. Neste artigo, abordaremos como funciona a licença paternidade, se crianças adotadas têm direito a esse benefício e os procedimentos para solicitar e usufruir dessa licença.

    Como Funciona a Licença Paternidade no Brasil?

    De acordo com a legislação brasileira, a licença paternidade é concedida aos pais por um período de 5 dias corridos, a partir do nascimento ou adoção da criança. A duração da licença é a mesma, independentemente do número de filhos nascidos ou adotados. A licença paternidade não pode ser acumulada com férias e pode ser usufruída a qualquer momento dentro dos primeiros dias de vida da criança.

    Crianças Adotadas têm Direito à Licença Paternidade?

    Sim, os pais que adotam crianças também têm direito à licença paternidade no Brasil. A licença é concedida nos mesmos termos aplicados ao nascimento biológico, ou seja, 5 dias corridos a partir do registro da adoção. O importante é que o pai esteja em dia com os documentos necessários que comprovem a adoção.

    Procedimentos para Pegar a Licença Paternidade

    Para solicitar a licença paternidade, o trabalhador deve seguir os seguintes procedimentos:

    1. Comunicar o Empregador: Assim que souber da chegada iminente do filho, seja por nascimento ou adoção, o empregado deve comunicar ao empregador sua intenção de usufruir da licença paternidade.

    2. Apresentar Documentação: O empregador pode solicitar a apresentação de documentos comprobatórios do nascimento ou adoção, como a certidão de nascimento da criança ou o termo de adoção.

    3. Definir o Período: O pai pode definir o período em que deseja usufruir da licença paternidade dentro dos 5 dias corridos a partir do nascimento ou adoção da criança.

    4. Registrar a Licença: O empregador deve registrar a licença paternidade na folha de pagamento do trabalhador e conceder o afastamento remunerado de 5 dias.

    5. Retorno ao Trabalho: Ao término da licença paternidade, o trabalhador deve retornar ao trabalho normalmente.

    A licença paternidade é um direito importante para os pais brasileiros, garantindo que eles possam participar ativamente dos primeiros dias de vida de seus filhos e contribuir com os cuidados familiares. Além disso, é um benefício que reforça a importância da paternidade responsável e do envolvimento dos pais na criação e educação dos filhos.

    Ficou com dúvida? Nos mande uma mensagem, temos uma equipe especializada para lhe atender.

    Nós do Félix Brito Advogado estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções jurídicas práticas e seguras. Somos um escritório 100% digital, podendo romper as barreiras e atender todo o Brasil. Sempre buscaremos inovações para trazer bons resultados e satisfazer os clientes.

    Me siga nas redes sociais para mais artigos como esse.

    Instagram: @felixbrito_adv

    LinkedIn: Félix Brito dos Santos Neto

    Jusbrasil: Félix Brito Artigos

    WhatsApp: (11) 95382-9819

    Site: felixbritoadvogado.com.br

    • Sobre o autorAjudando você com seus direitos.
    • Publicações78
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/licenca-paternidade-no-brasil-direitos-e-procedimentos/1917105575

    Informações relacionadas

    Coalize
    Artigoshá 5 anos

    Licença-paternidade: entenda como funciona a lei

    Vanessa de Andrade Pinto, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Licença paternidade: como funciona e quais as regras?

    Wilson Seabra, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A partir de qual dia começa a contar minha licença paternidade?

    Laura Soares de Oliveira Ramos, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Licença Paternidade.

    Licença-Maternidade-CLT

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)