Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Licença paternidade: como funciona e quais as regras?

há 7 anos


A licença paternidade foi criada por reconhecer a necessidade da mãe em ter auxílio no pós-parto, além de permitir que o pai faltasse ao trabalho para fazer o registro civil do filho.

Com o tempo e a evolução da sociedade, a participação e auxílio paterno no cuidado com os filhos passaram a ser valorizados, trazendo mudanças para este instituto.

Se você quer saber mais sobre como funciona e quais são as regras da licença paternidade, continue a leitura!

Licença paternidade

A licença paternidade é direito garantido inicialmente pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 473, III, que prevê que o trabalhador poderá faltar por um dia, sem prejuízo do salário, durante a primeira semana após o nascimento do filho.

Em 1988 a Constituição Federal passou a prever o direito à licença paternidade no art. , XIX, e as suas disposições transitórias regularam o prazo de 5 dias, no artigo 10, § 1º.

Trata-se de licença remunerada, motivo pelo qual o empregado não terá prejuízos ou descontos salariais durante o período. Para solicitar, o empregado deverá comunicar o nascimento ao empregador e, quando possível, apresentar a certidão de nascimento para comprovar.

Quando foi prevista a licença paternidade, a lei não deixou clara a possibilidade de aplicação nos casos de adoção. Contudo, as decisões judiciais têm entendido que não há diferença entre a paternidade biológica ou adotiva para fins de concessão da licença.

Isso acontece porque essa licença não é apenas direito do trabalhador: é também direito da criança ser amparada e desfrutar dos cuidados paternos.

Contagem do prazo

A lei não deixa claro a forma de contagem de prazo. Por regra, conta-se em dias corridos, mas por ser licença remunerada, deve ter início em dia útil.

Se o nascimento acontecer nos dias que antecedem as férias, deverá ser concedida a licença de 5 dias, e somente no 6º dia as férias terão início.

Ainda, caso o nascimento ocorra durante as férias, e os 5 dias de licença ultrapassarem o fim do período, a licença deverá ser concedida e o empregado retornará ao trabalho após 5 dias da data do nascimento da criança.

Sempre que possível, é importante verificar se há alguma previsão sobre a licença paternidade em norma coletiva, que pode regulamentar a forma de contagem e outras regras específicas.

Licença paternidade de 20 dias

Em 2016, por meio da Lei nº 13.257/16, passou a existir a possibilidade de prorrogação do prazo da licença paternidade em 15 dias, totalizando 20 dias.

Para isso é preciso que a empresa seja participante do Programa Empresa Cidadã, criado pelo Governo Federal com a Lei nº 11.770/2008. Esse programa busca garantir uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores oferecendo incentivos fiscais para as empresas participantes.

Outro requisito para ter direito à licença estendida é que o empregado participe de programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.

Cumprindo os requisitos, o pai tem o prazo de 2 dias úteis, contados da data do parto, para solicitar a extensão dessa licença.

Essa prorrogação é aplicável também aos casos de adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção de criança.

Durante a prorrogação é proibido que exercer qualquer atividade remunerada, sob pena de perder o direito à extensão.

Conseguiu entender como funciona a licença paternidade? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

  • Sobre o autorEspecialista em direito do trabalho.
  • Publicações28
  • Seguidores129
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações73867
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/licenca-paternidade-como-funciona-e-quais-as-regras/510342366

Informações relacionadas

Cintia Cintia
Notíciashá 7 anos

A licença paternidade é de 20 dias para todos os empregados?

Wilson Seabra, Advogado
Artigoshá 8 anos

A partir de qual dia começa a contar minha licença paternidade?

Thiago Souza, Advogado
Artigoshá 6 anos

O prazo da Licença Paternidade

Licença-Maternidade-CLT

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Pedido de Licença Paternidade

23 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu recebo além do meu salário remuneração variável. Eu tenho direito a receber minha remuneração no mês que fiquei de licença? Se sim como é feito o cálculo. continuar lendo

Meu filho nasceu recentemente e a mãe dele tá de resguardo e não pode sair e no cartório local eu não posso registrar o menino sem a presença da mãe e eu já estou a três dias na licença paternidade após vencer os cinco dias quanto tempo eu posso apresentar o registro do menino na empresa de trabalho? continuar lendo

Vi muitas perguntas, algumas que me interessavam saber, mas ninguém responde! Nenhuma resposta continuar lendo

Estou na experiencia e quando minha filha nascer estarei no ultimo mes de experiencia.Gostaria de saber se a licença paternidade é valido sem descontos quando a carteira ainda não é assinada ou eu não tenho este direito da Licença,somente após assinar a carteira de trabalho? continuar lendo